Por sua similaridade com o português, parte dos candidatos acredita que mesmo sem um conhecimento mínimo do idioma, o espanhol é mais fácil que o inglês para responder as questões do Enem. Mas, ainda segundo o Inep, em todo o Brasil, a média de acerto em inglês é de 45%, enquanto em espanhol o número cai para 34%.
O que pode cair no Enem 2020?
Enem 2020: confira sites para estudar online e de graça
Veja algumas dicas de como se preparar a 100 dias do Enem 2020!
Como começar a estudar para o Enem do zero?
Como estudar para o Enem sozinho: 9 dicas para você se preparar
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Matemática e suas Tecnologias.
Crie uma rotina Entre os maiores desafios de estudar em casa e sozinho é conseguir adquirir disciplina e organização nos seus estudos. Por isso, é importante você ter um cronograma de estudos que pode te ajudar a se organizar, como uma planilha que separa todo o conteúdo que você precisa estudar para o Enem 2020.
Dicas para estudar sozinho com eficiência
No ciclo de estudos, você intercala as matérias, estudando de 30 minutos a 2 horas cada uma. Você estuda 1 hora de matemática, depois estuda 45 minutos de português, e assim por diante, passando por todas as matérias.
Como estudar para o Enem 2020
Caso você possa estudar 4 horas, com qualidade, estude. Se você tem 10 horas livres por dia, mas seu limite físico se esgota com 6 ou horas de estudo, respeite isso. Conforme destacamos, o ideal é aliar quantidade com qualidade. Não adianta estudar, apenas, 10 minutos por dia com qualidade, nem 10 horas sem ela.
Passar na prova do Enem pela primeira vez vai exigir que você se comprometa de verdade. Vestir a camisa é fundamental se você quiser seguir seu roteiro de estudos e chegar no dia da prova com a tranquilidade de quem fez o melhor possível.
Para se inscrever são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Com uma pontuação próxima ao mínimo exigido é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados.
A nota do Enem serve para você concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O Sisu abre suas incrições duas vezes por ano, no começo do ano e no fim do primeiro semestre, para que alunos que tenham feito o Enem no ano anterior possam tentar a sua vaga.
O Enem é difícil? O Enem testa os conhecimentos do participante sobre o conteúdo dos três anos do ensino médio. Aqui, vamos ser bem sinceros: pode ser difícil sim, principalmente se você já parou de estudar há um tempinho. Mas nada que não dê para superar com um pouco de dedicação e revisão da matéria.
Se você não adquiriu a pontuação que esperava para entrar em uma instituição pública, saiba que nem tudo está perdido. Afinal, o seu desempenho no Enem pode ser utilizado para substituir o vestibular em faculdades particulares.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões. Matemática e suas Tecnologias: 45 questões.
A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.
Em poucas palavras, para você compreender: Se você acertar metade das questões objetivas no Enem a sua nota não será de 500 pontos (numa escala máxima de 1000 pontos). Poderá ser muito maior, ou mesmo ficar abaixo da metade dos pontos. Tudo depende do tipo de questões que você acertar.