Girassóis não lidam bem com a mudança de local, então plante diretamente no vaso em que deseja que as flores fiquem. É importante também que você deixe o vaso em um local que receba luz direta do sol, pois as flores precisam disso para se desenvolver.
Coloque cada semente a cerca de 2,5 cm de profundidade no solo. Ao plantar mais de uma semente, dê um espaço de 10 cm a 12,5 cm entre elas. Você pode ainda adicionar uma camada fina de composto por cima do solo depois do plantio. Cada semente deve ficar com um raio de 10 cm ou 12,5 cm livre em volta.
Para o solo, você precisará de mistura de compostagem e solo comercial. Acrescente ao vaso esse material deixando 3cm do topo. Acrescente de 2 a 10 sementes por vaso e regue. Mantenha o solo sempre úmido para que ocorra a germinação.
Um girassol anão, por exemplo, não costuma crescer muito mais do que 40 cm. Já outros, especialmente em campos abertos, podem atingir até 8 metros de altura! Grande parte dos girassóis possuem pétalas de um amarelo intenso e alegre.
Vire o vaso, dê leves batidinhas com ele em uma superfície dura, e puxe a flor para fora, isso deve bastar. Se ainda assim ela teimar em permanecer no vaso, você pode usar uma faca para fazê-la desgrudar do solo. Se algumas raízes quebrarem durante o processo de remoção, não tem problema.
Bater o vaso levemente na mesa e no final apertar a terra com o auxilio de uma colher. Finalize com areia ou pedrinhas de rio para dar o acabamento. Espere de 3 a 4 dias e então regue o solo até o excesso de água sair pelos furos de drenagem.
Quando for realizar o transplante da muda de babosa para um vaso maior, deixe a planta sem água por uns 3 dias aproximadamente. Dessa maneira ela conseguirá se recuperar dos traumas da troca de lugar e se fortalecerá para um novo ciclo refazendo as raízes quebradas.
Depois de providenciar um vaso largo, coloque pedriscos e areia no fundo, pois assim será possível realizar a drenagem. Acrescente o substrato de composto orgânico e o adubo NPK (100 gramas por vaso). Plante a muda de palmeira ráfia e regue-a logo após o plantio.
Como plantar a Palmeira Ráfia Forre o fundo do vaso com pedriscos e areia para garantir a drenagem da água. Em seguida, acrescente um composto de terra e substrato orgânico com adubo NPK. Faça um buraco e plante a muda. Complete com substrato e firme a planta no vaso com a ponta dos dedos.
Passo a passo para trocar uma planta de vaso Se a ideia é trocar a planta para um vaso maior, a dica é adicionar mais substrato ou terra adubada e também minerais como a perlita e vermiculita (esta última para plantas que requerem mais umidade ou para ambientes que ficam sem receber água por mais tempo).
Como sua planta já perdeu todas as folhas, pode ser tarde para recuperá-la, mas procure escolher um canto para ela que fique perto de uma janela, seja bem claro e fresco. A terra deve ser mantida sempre úmida, já que a ráfis gosta de água.
Fácil de cuidar, a espécie deve ser cultivada à meia-sombra e dispensa podas – remova apenas as folhas malformadas. Regue sempre que o substrato estiver seco.
Como cuidar da ráfia
Dicas de cuidados diários com sua palmeira fênix
A adubação da Palmeira Imperial deve ser feita regularmente com adubos próprios para palmeira e fertilizantes orgânicos. Em geral, a planta responde muito bem a adubação e cresce rapidamente com o auxilio de adubos.
As palmeiras cultivadas no interior das casas, como todas as plantas, precisam do equilíbrio correto de água, luz, fertilizantes e calor para crescer saudáveis e belas.