Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí.
Esses são os principais passos que você deverá seguir enquanto estudante brasileiro na Itália. As demais ações (como a inscrição no curso de interesse, por exemplo) deverão ser feitas seguindo os mesmos passos que um estudante com cidadania europeia seguiria.
Para conseguir estudar na Itália de graça e tentar uma das bolsas do governo italiano, você precisará se inscrever no site Borse di studio online do Ministério de Relações Exteriores da Itália. Os pré-requisitos para consegui-la são:
Para fazer esse serviço, recomendamos a Yellowling, uma plataforma online testada e aprovada pelo Euro Dicas. A Yellowling conecta profissionais certificados com os clientes que precisam de traduções oficiais. Os serviços são realizados de forma rápida e com qualidade.
Uma das bolsas de mérito da Universidade de Pádua é a Padua International Excellence Scholarship Program e tem como objetivo beneficiar alunos internacionais que possuam um histórico acadêmico de excelência.
Nosso compromisso é fornecer conteúdo de qualidade, atualizado, baseado em fontes oficiais e na experiência dos nossos redatores, que vivem ou já viveram na Europa e compartilham as melhores dicas para quem quer ter a experiência de morar no velho continente.
Já a segunda opção de bolsa disponibilizada pelo governo italiano é oferecida pelo Ministero degli Affari Esteri e Coperazione Internazionale, algo como o nosso Ministério de Relações Exteriores. O MAECI é responsável pela promoção da língua italiana no exterior, oferecendo bolsas de estudo para estudantes estrangeiros (ou com dupla cidadania).
Para descobrir uma universidade e curso adequado ao seu bolso, o Universitaly divide as instituições por cursos, níveis de especialização e região. O site também traz informações sobre bolsas, principalmente as que estão disponíveis para todas as universidades.
Outro programa que contempla várias áreas e instituições é o Invest Your Talent in Italy (IYT). Ele prevê isenção ou redução de taxas, orientação, suporte e auxílio mensal.
Esse tipo de bolsa de estudo é destinada a estrangeiros e estudantes com cidadania italiana que vivem no exterior e que desejam realizar um curso de pós-graduação na Itália, cursos de atualização para professores de italiano, cursos trimestrais de Língua Italiana para estudantes que possuem já o nível B2 e cursos oferecidos pelo Conservatório de Música e institutos de Arte, denominados de AFAM (Alta Formazione Artistica, Musicale e Coreutica).
Porém, o processo seletivo para ingresso na instituição é extremamente concorrido e difícil, uma vez que a SNS é uma das melhores universidades da Itália.
Para concorrer, os candidatos devem apresentar o próprio histórico acadêmico, certificado de proficiência em inglês e diploma (de ensino médio se você estiver aplicando para um curso de graduação e de ensino superior se você estiver aplicando para um programa de mestrado).
No caso da Itália, porém, não se esqueça que além do visto de estudos, você deverá obrigatoriamente requerer o Permesso di soggiorno per motivi di studio, mesmo que você tenha um visto de estudos europeu!
Durante o meu percurso acadêmico, ou seja, graduação e mestrado, eu consegui obter três bolsas de estudos: duas de intercâmbio (do qual, uma oferecida pelo governo italiano) e uma da ADISU Umbria, durante o meu mestrado na Itália.
Além de todas as modalidades citadas, o governo italiano também oferece bolsas de estudo para estrangeiros que querem estudar na “terra da pizza”.
Estudar na Itália é um sonho para muitos brasileiros, mas as dificuldades financeiras que esse objetivo pode gerar fazem muitos desistirem das suas ambições. Porém, você sabia que é possível conseguir auxílio financeiro para estudar na “terra da pizza”? Isso mesmo. Se você quer saber mais sobre bolsa de estudo na Itália, esse artigo é para você!
A primeira, cujo acrônimo significa Agenzia per il diritto allo studio, é uma instituição regional que se ocupa do direito ao estudo, oferecendo bolsas e administrando o restaurante universitário. Cada região possui uma Agenzia local.
Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.
Se você ainda tem receio ou não se sente preparado para a mudança, recomendamos a leitura do ebook O Sonho de Morar na Europa, que reúne histórias de brasileiros que decidiram emigrar. Eles compartilham um pouco suas experiências, descobertas e concelhos para quem deseja mudar para o Velho Continente.