A fórmula é simples FCMax = 220 – sua idade para homens e FCMax = 226 – sua idade para mulheres. Tomemos como exemplo um atleta de 32 anos do sexo masculino. A fórmula ficaria assim: FCMáx = 220 – 32.
A zona de frequência cardíaca é um intervalo definido de batimentos cardíacos por minuto. As cinco zonas de frequência cardíaca são numeradas de 1 a 5 de acordo com o aumento da intensidade. Geralmente, as zonas de frequência cardíaca são calculadas com base na porcentagem de sua frequência cardíaca máxima.
Uma das mais comuns e utilizadas é subtrair o número 220 pela idade em anos. No caso de uma pessoa com 30 anos, a FCmax seria 190. Como a zona de queima de gordura fica entre 60% e 75% da FCmax, é preciso multiplicar 190 por 0,6, o que mostra que o resultado de batimentos mínimos por minuto deve ser de 114.
Zona 3. É a zona moderada. Ainda dentro do alcance aeróbico, representa um ritmo aeróbico mais forte, embora você ainda seja capaz de falar frases completas com seu parceiro de treino. O treino dentro desta zona é usado para estabilizar o nível de desempenho, e também para acelerar o metabolismo do glicogênio.
O que é zona de frequência cardíaca?
Conhecida como zona de queima de gordura ou fat burner, é a faixa de batimentos cardíacos que fica entre 70% a 85% da sua frequência cardíaca máxima.
Como usar a frequência cardíaca no treino Uma vez que você estabeleça a frequência cardíaca máxima estimada, pode encontrar as zonas de treinamento multiplicando a frequência máxima por uma porcentagem. Por exemplo, se sua máxima é 145, multiplique-a por 0,6 e 0,7 para determinar a zona 1 (de 87 a 101, nesse caso).
A maioria dos ciclistas com idade entre 20 a 45 têm o seu limiar entre 165 e 175 batimentos por minuto. Zona 1: 45 batimentos abaixo do nosso limite. Neste intensidade estamos passeando!
após um tiro no pedal, um indivíduo bem treinado vai baixar a sua frequência cardíaca de forma mais rápida, quando comparado a um indivíduo não treinado.
Corrida e bicicleta são exercícios indicados por cardiologista. Praticar esportes é indicado para qualquer pessoa, mas é ainda mais importante para cardiopatas - pessoas com problemas cardíacos congênitos.
Qual é a frequência cardíaca ideal?
A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.
Quando o coração está acelerado, é normal sentir palpitação, falta de ar ou respiração rápida, cansaço, tontura, vertigem, fraqueza e até sensação de desmaio. O fluxo sanguíneo e o aporte de oxigênio também podem ficar comprometidos.
Por isso, o gengibre é na verdade muito bom para quem tem pressão alta e também pode ajudar a prevenir trombose, AVC e problemas cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.