Para a dosagem de uréia na urina, diluir a amostra 1:50 (0,1 mL de urina + 4,9 mL de água destilada ou deionizada). Multiplicar o resultado obtido por 50.
A uréia é hidrolisada na presença da urease e água, com produção de dióxido de carbono e amônia. Na reação de Berthelot modificada, a amônia formada reage com salicilato e hipoclorito de sódio em meio básico, originando uma coloração verde.
MÉTODO Enzimático-Colorimétrico (Trinder). FINALIDADE Reagentes para determinação quantitativa da glicose no sangue, líquor e líquidos ascítico, pleural e sinovial. Somente para uso diagnóstico in vitro . FUNDAMENTO A glicose oxidase (GOD) catalisa a oxidação da glicose para ácido glicônico e peróxido de hidrogenio.
Os métodos de análise colorimétrica permitem, através da medição da variação de absorbância de uma amostra a um determinado comprimento de onda, calcular a concentração dos analitos de interesse. Este método de detecção pode ser usado no teste de LAL (lisado de amebócitos de Limulus) para endotoxinas./span>
A eletroquimioluminescência (ECL), utiliza a emissão de luz que é modulada aplicando-se adequadamente potenciais de oxidação ou redução a um eletrodo imerso em soluções contendo moléculas emissoras de radiação, por exemplo, complexos de rutênio, na forma Ru(bpy) 2+3.
A eletroquimioluminescência provou ser muito útil em aplicações analíticas como um método altamente delicado e seletivo. Combina as vantagens analíticas da análise quimioluminiscente (ausência de sinal óptico de fundo) com a facilidade de controlar a reação por aplicação de potencial do eletrodo.
Dentre esses, o teste imunoensaio quimioluminecente de partículas (CMIA) é um teste automatizado, que apresenta sensibilidade e especificidade superiores a 99%./span>
Interpretação dos resultados VDRL negativo e FTA-ABS positivo indicam sífilis em fase bem inicial, já curada ou na fase terciária. VDRL negativo e FTA-ABS negativo descartam o diagnóstico de sífilis (há raros casos em que o teste é feito muito precocemente, podendo haver falso negativo em ambos).
O que significa o resultado positivo Esse título significa que mesmo diluindo o sangue em 16 vezes ainda é possível identificar anticorpos. Títulos mais baixos, como 1/1, 1/2, 1/4 e 1/8, indicam que é possível que se tenha sífilis, pois após uma, duas, quatro ou oito diluições ainda foi possível detectar os anticorpos.
» Sífilis: A sífilis pode ser identificada através de vários exames, mas o principal é o exame de sangue. Nesse exame será indicada a presença de anticorpos contra a bactéria treponema./span>
No check-up anual, os médicos podem pedir exames como: