O teorema da bissetriz interna diz que: uma bissetriz interna de um triângulo divide o lado oposto em segmentos proporcionais aos lados adjacentes.
O ponto médio de um segmento de reta é o ponto que separa o segmento em duas partes com medidas iguais. O segmento de reta possui inúmeros pontos alinhados, mas somente um deles divide o segmento em duas partes iguais.
Para descobrir a bissetriz de um ângulo, basta utilizar dois instrumentos comuns em cálculos matemáticos: o compasso e a régua. O primeiro passo é colocar a ponta seca do compasso no ponto de origem do ângulo, ou seja, na sua vértice. Vamos chamar esse ponto de W.
O ângulo mais comumente encontrado em nosso cotidiano é o ângulo reto, que é o ângulo de 90º.
O incentro é dado pela intersecção das bissetrizes internas de um triângulo, ou seja, é dado pelo encontro dessas semirretas. Como as bissetrizes são internas, o incentro também sempre ficará no interior do triângulo.
2a) Ortocentro de um triângulo é o ponto de encontro das retas suportes das três alturas de um triângulo.
1) O baricentro será ponto interior do triângulo. 2) O baricentro separa cada mediana na razão 1:2, sendo menor parte do segmento próximo ao lado que a motivou e a parte maior com ponto comum ao vértice que a motivou. Não se esqueça! O baricentro é um ponto.
o incentro é conhecido como a bissetriz, ou seja, a reta que divide o ângulo em duas partes iguais. O baricentro uni o ponto médio de cada lado do triângulo ao vértice oposto, segmento de reta chamado de mediana. O ortocentro é o ponto onde se interceptam as alturas do triângulo.
Ortocentro no triangulo é encontro das alturas de um triangulo qualquer, ou seja, como o triangulo possui 3 lados, cada lado que é a base terá uma altura. Essas alturas irão se encontrar em um certo ponto e esse ponto será chamado de ortocentro.
Ao traçarmos as três bissetrizes de um triângulo, elas vão se intersectar em um único ponto, sendo este ponto denominado incentro. Note que a circunferência está completamente dentro do triângulo, por isso ela é uma circunferência inscrita no triângulo, no qual toca cada lado do triângulo em um único ponto.