Coloque o vaso em uma bandeja cheia de água. O meio de crescimento da planta vai absorver a água como se fosse um pavio, fornecendo à dioneia toda a água de que ela precisa e aumentando a umidade ao redor do vaso.
Onde cultivá-la Ela gosta de ficar no sol pleno ou meia-sombra, em substrato preparado a base de musgo esfagno, turfa e perlita, levemente ácido e mantido constantemente úmido.
O ideal é usar a água da chuva para regar as plantas, devendo ser evitada a água da torneira, principalmente por conta do cloro, ou então deixar descansá-la durante 48hs. A luminosidade também é um fator importante para as plantas carnívoras.
Rega: Nepenthes apreciam muita umidade e o solo nunca deve tornar-se seco. A rega pode ser feita diariamente (quando em altas temperaturas), ou uma vez a cada 2-3 dias durante o inverno. O vaso nunca deve ser deixado em água parada, pois isso pode rapidamente sufocar as raízes.
No caso das Nepenthes ou Pinguiculas, sol direto somente com moderação na parte da manhã ou final da tarde. Muito sol pode prejudicar as Nepenthes ou Pinguiculas porém são plantas que precisam de muita claridade, o dia todo.
Para o cultivo de plantas carnívoras, o musgo esfagno não deve receber nenhum tipo de mistura. A camada de plantio perfeita para essa espécie é justamente o esfagno, porque recria o ambiente natural de crescimento dessas plantas, oferecendo muita umidade.
Vasos: Você poderá cultivar em vasos de plástico com prato de água embaixo ou em bogs, sempre observando o nível de água. Substrato: O melhor substrato par esta espécie é composto por 60% musgo Sphagnum. Poderá ser utilizado xaxim, pó de côco e perlita em qualquer proporção desde que tenha ao menos 60% de sphagnum.
Com o substrato pronto montei os vasinhos, preenchendo-os completamente, depois salpiquei as sementes (salpicar mesmo porque são um pó) sem cobrir, apenas colocando-as no vaso.
Para semear, jogue as sementes sobre um substrato úmido e forneça bastante luz e umidade.
Re: Germinar as Sementes de Dionaea
rubra ssp. gulfensis aqui em meu cultivo, mas só consegui esse feito depois de esperar pacientemente por 6 meses (3 meses de estratificação a frio + 3 meses para germinar).
Embora seja menos comum, você pode certamente cultivar um dioneia com sementes também — tendo em mente que pode levar até cinco anos para a semente se tornar uma planta adulta.
Como regra geral, a semente deve germinar em um período entre 24-72 horas, no entanto, existem algumas sementes que podem ser adiadas em até mesmo até 10 ou 12 dias. Se depois desse tempo a semente não germinou, dificilmente o fará e podemos descartar aqueles que não saíram.
Em qualquer caso, as sementes geralmente levam entre 24 e 72 horas para germinar, embora em alguns casos encontremos sementes que podem demorar entre 5, 10 ou 15 dias.
15 meses
O mais comum em cultivos indoor é que o tempo entre a floração e a colheita seja de 2 meses também, totalizando assim uma média de 4 meses ou mais da germinação à colheita.
As cultivares precoces, com 30 a 45 dias para produção, são plantadas em regiões mais quentes, principalmente no Norte e Nordeste. O plantio é feito em canteiros definitivos, com altura entre 30 e 50 centímetros e largura de 0,90 a 1,10 metro.
70 dias
35 dias
Como plantar coentro com raiz
Pouco se sabe sobre a quantidade de esterco bovino a ser adicionada ao solo, visando aumento no rendimento de massa verde, melhoria das condições físicas do solo e utilização eficiente dos nutrientes pelo coentro. Filgueira (2000) relata que a aplicação de esterco bovino e de galinha favorecem o crescimento do coentro.
O plantio é feito em canteiros definitivos, com altura entre 30 e 50 centímetros e largura de 0,90 a 1,10 metro. Com as próprias mãos, distribua as sementes diretamente em pequenos sulcos no solo organizados em três fileiras. Recomenda-se, em média, 25 quilos de sementes para plantar um hectare.
Em alguns casos, o coentro vai bem em meia sombra, com umas 2 a 3 horas de sol fraco, mas seu desenvolvimento não será o mesmo de quando às condições adequadas de luminosidade.