Coloque as folhas de repolho no chão, para forrar, colocando os bolinhos de batata roxa e as jabuticabas, pedindo a Nanã axé. Acenda em volta as velas. Jogue a água em volta da oferenda. Cozinhe creme de arroz com leite de côco, usando colher de pau, mentalizando tudo o que voce precisa de ajuda para Nanã.
Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia. Uma boa dica para as pessoas que passam por pertubação mental é fazer essa comida.
Minha mãe Nanã, peço a benção e proteção para todos os meus passos. À minha santa Nanã, protetora, peço que abençoe o meu coração, cabeça, corpo e espírito. Que aos poderes dados somente à Senhora das Senhoras, sejam mais caridosos e benevolentes, como me escondam de meus inimigos ocultos e poderosos.
“À minha mãe Nanã, eu peço a benção e proteção para todos os passos de minha vida. À minha mãe Nanã, eu peço que abençoe o meu coração, minha cabeça, meu espírito e meu corpo. Que aos poderes dados somente à Senhora das Senhoras, sejam caridosos e benevolentes, e me escondam de meus inimigos ocultos e poderosos.
26 de julho
Significado de Salubá substantivo masculino [Regionalismo: Bahia] Folcl Saudação própria de Nanã.
Você deve encontrar um local tranquilo para orar, acender uma vela branca e acreditar que vai receber ajuda dos Guias e Orixás. Realize um momento de concentração, respire fundo e reze com fé: “Meus guias e protetores Vós conhecestes a minha tristeza, essa tristeza que invade meu coração, e sabes a origem dela.
Oh! mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.
“Sou EXU, Senhor. Pai, permite que assim te chame, pois, na realidade, Tu o és, como és meu criador. Formaste-me da poeira ástrica, mas como tudo que provém de Ti, sou real e eterno. Permite Senhor, que eu possa servir-Te nas mais humildes e desprezíveis tarefas criadas pelos teus humanos filhos.
Acender a vela e fazer seu pedido ou agradecimento. Após a queima, caso reste algo da vela descartar no lixo e deitar o copo de água na pia com a torneira aberta. A vela pode ser acesa ao orixá em qualquer cômodo da casas exceto no banheiro. Pode ser em mesa comum ou móvel com altura acima da cabeça.
Acender velas, tomar banhos de descarrego, defumar a casa e fazer oferendas regulares para os orixás e entidades que nos protegem proporciona mais sorte na vida, no amor, no trabalho, mais saúde, etc.
Oxumaré é representado muitas vezes como uma cobra que morde a própria cauda, mostrando a continuidade, os ciclos, a mobilidade. Ele é o orixá do movimento, da riqueza e da fortuna. ... Por isso, ele é capaz de reger a energia do dinheiro e da fortuna e direcioná-la àqueles que oram por ele (e que realmente merecem).
Gostam de dominar e liderar as pessoas. São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitados. Olodumaré entregou a Oxalá o saco da criação para que ele criasse o mundo.
O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
Prato – As comidas prediletas do orixá reverenciado como pai da criação são o inhame cozido com mel, a canjica branca e o arroz com mel.
Frutas e Flores dos Orixás na Umbanda
Orixás e Frutas
Flores dos Orixás
Nesta QUITANDA DE OGUM, se oferece a OGUM as frutas que ele mais gosta, devendo claro ressaltar que frutas cítricas não fazem parte de sua composição: Melancias, Mamão, Melão, Goiaba Vermelha, Banana Prata ou Nanica, Manga Cravinho, Maça Vermelha, Maça Verde, Pera, Maracujá Doce.
Oferenda para Ogum O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.
A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá.
Oxum: cereja, maçã, pêra , melancia, figo, pêssego, goiaba vermelha, melão, canjica amarela, água mineral, champanhe de maçã, vinho branco doce, licor de cereja. Oxumaré:banana da terra, maracujá, amendoim, maçã, batata doce, uva rosada, melancia, melão, pepino, pinha, atemóia, graviola, laranjas doces.
As flores de Oxum são os lírios e as rosas amarelas. feita a vibração da coroa junto com a Orixá. lírio é uma flor que simboliza a brancura, a inocência e virgindade. devemos apresentar a todos os trabalhos e banhos a seus filhos.
Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
Frutas: maçã, uva rosada, pera, manga, mamão, melão, uva dedo-de-dama, kiwi, bergamota, laranja, ameixa, morango e cereja.