A forma correta de escrita da palavra é pus, com s. ... Pus, enquanto verbo, é a forma conjugada do verbo pôr na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: eu pus. Enquanto substantivo, se refere a um líquido amarelado que se forma em feridas e infecções.
Indicativo
Conjugação do verbo: pôr
Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo. Confira os exemplos: Por: preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante e etc.
Redatora da Comunidade Rock Content. Pelo ou pêlo? O correto é pelo, sem acento, tanto para o termo como sinônimo de fio, penugem e cabelo, quanto para a preposição "por" somada ao artigo definido — ou ao pronome demonstrativo.
Muito obrigada. A locução prepositiva para com utiliza-se com o significado de «com/em relação a»: «Mostrava-se bom para com todos.» ... No exemplo 4, mostrar-se à altura requer a preposição de: «ele mostrou-se à altura dos seus pares», o que significa «estar de acordo com os seus companheiros».
Por ou pôr
Assim, usamos pelo/pela quando precisamos dizer: per+lo ou per+la. (A contração da preposição 'por' mais o artigo definido 'o/a'.)
Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.