Todos os gastos relativos à produção da empresa, e que não estejam enquadrados como gastos com Material Direto ou Mão de Obra Direta, são denominados CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO (conhecidos pela sigla CIF).
Por que fazer a departamentalização? A sua importância se dá por a departamentalização ser uma forma eficaz de distribuição dos custos indiretos. O motivo é porque a simples alocação dos custos aos produtos, em algumas empresas, não espelham a correta apropriação.
Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados.
A departamentalização é uma forma de divisão do trabalho por especialização da estrutura organizacional da empresa, ou seja, é o agrupamento de acordo com um critério específico de homogeneidade das atividades e correspondente a recursos em unidades organizacionais.
Simplificadamente, os custos e despesas podem ser classificados de duas formas: Quanto ao objeto de custo: custo direto e indireto; Quanto ao volume de produção ou venda: custos fixos e variáveis. Chamamos de comportamento de custo à evolução dos custos fixos e variáveis em relação ao volume de atividades.
Dois caminhos são apropriados aos pequenos comerciantes:
São considerados custos diretos: que ficam alocados diretamente a uma linha com usuário e centro de custo definidos. (Ex. pacote de dados, pacote de voz e custos variáveis de ligações). São considerados custos indiretos: que não estão alocados a uma linha com usuário e centro de custo definidos.