Rodofitas também conhecidas como?? são conhecidas como algas vermelhas.
As rodofíceas ou algas vermelhas são pluricelulares, principalmente marinhas, fixando-se no fundo (bentônicas). Existe apenas um gênero de algas vermelhas na água doce.
reprodução assexuada
Existem cerca de 6.
A classificação das algas, adotada aqui para fins didáticos, divide-as em seis grupos: Chlorophyta, algas verdes; Phaeophyta, algas pardas; Rhodophyta, algas vermelhas; Chrysophyta, algas douradas ou diatomáceas; Pyrrophyta, algas cor de fogo ou dinoflagelados; Euglenophyta, algas verdes sem parede celular.
Algas são fonte de oxigênio Além de estar na base dessa cadeia alimentar, o fitoplâncton é responsável por uma grande produção de oxigênio. ... Assim, essas pequenas algas possuem papel fundamental na manutenção da vida no planeta.
As algas, organismos eucarióticos fotossintetizantes, destituídos de tecidos diferenciados, são muito importantes para a manutenção da vida. A começar pelo fato de algumas espécies serem responsáveis por grande parte da fotossíntese executada em nosso planeta, disponibilizando gás oxigênio.
Importância das algas As algas desempenham papeis importantes para a manutenção do planeta Terra, produzindo até 90% de todo oxigênio. Espécies como o plânctonalgas ic atuam na captura de carbono (C), já as categorias que vivem em ambiente marinho funcionam como fonte de proteínas e polissacarídeos.
Tanto as algas unicelulares quanto as algas pluricelulares, fazem fotossíntese. Elas são responsáveis por mais de 70% do oxigênio liberado diariamente na Terra. Elas também renovam o ar. E elas são os produtores da cadeia alimentar aquática.
As algas oferecem importantes contribuições ao meio ambiente. Tanto as unicelulares quanto as pluricelulares realizam fotossíntese. Elas são responsáveis por mais de 70% do gás oxigênio liberado diariamente na Terra, principalmente as unicelulares flutuantes, que fazem parte do chamado fitoplâncton.
As algas são seres autótrofos, que servem de ALIMENTO PARA A CADEIA ALIMENTAR AQUÁTICA. Durante a produção do seu sustento, as algas também PRODUZEM OXIGÊNIO, gás importantes para a manutenção da vida aquática e até mesmo terrestre.
A importância ecológica das algas e dos fungos reside no fato de que eles atuam em reações de decomposição de matéria orgânica. Já as algas são importantes aliadas na realização de fotossíntese.
Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Como já vimos, os decompositores são fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição.
Os fungos desempenham importante papel no equilíbrio da natureza, pois, como as bactérias, exercem o papel de decompositores, degradando o corpo de animais e vegetais mortos ou, então, restos desses organismos, como folhas e frutos, peles, fezes etc. ...
Há diversas formas de usos dos fungos na produção de medicamentos. Além de eliminar bactérias, hoje em dia, com as novas descobertas, os agentes químicos oriundos dos fungos podem até fazer regular o colesterol. Atualmente, há duas pesquisas sendo feitas sobre medicamentos à base de fungos.
As bactérias e as arqueias usam sulfato de hidrogênioe metano a partir de aberturas hidrotermais e infiltrações a frio como fonte de energia (assim como as plantas usam a luz solar) para produzir carboidratos; Eles formam a base da cadeia alimentar. Os consumidores são organismos que comem outros organismos.
Para a natureza, as bactérias são importantes porque atuam, juntamente aos fungos, na decomposição. Esse processo é importante porque esses organismos transformam matéria orgânica em produtos inorgânicos, que são aproveitados por outros seres.
Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.
Bactérias também podem ser empregadas na produção de drogas terapêuticas, como antibióticos (Tirotricina, Bacitracina, Rifamicina, Neomicina, dentre outros), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; e na fabricação de determinadas enzimas e de alcoóis, como o metanol e etanol.