COMO CONQUISTAR UM HOMEM CRISTÃO?
Como Preparar uma pregação?
Leia a Bíblia diariamente! Pesquise, estude, reflita, releia, faça perguntas a quem pode te ajudar acrescentando conhecimento e entendimento; leia a Bíblia com a maior frequência que puder e leia de forma organizada. Veja na imagem abaixo, do Brother Bíblia, um exemplo de como estudar a Palavra de Deus aprendendo-a.
O primeiro passo antes de qualquer pregação é falar com Deus, e se você tiver realmente uma vida com Deus, isso se torna fácil. Não precisa “buscar em outra fonte”, pesquisando em sites seculares e buscando conteúdos que “são atuais do cotidiano do jovem”.
Para um sermão expositivo ser eficaz, ele deve atender três etapas:
Uma pregação nunca começa no altar, ela na verdade começa nos joelhos em oração e na dedicação a leitura bíblica. Se queremos realmente pregar pela primeira vez, entenda o seguinte… Você não pode ser um pregador sem Jesus, então vá orar e ler a Palavra de Deus.
Antes de escrever seu testemunho, pode ser uma boa ideia escrever um esboço ou um resumo de cada seção do seu testemunho. Como regra geral, seu testemunho deve ser dividido em três partes: sua vida antes de Cristo, sua decisão de se converter e sua vida depois da conversão.
Pregar, no seu sentido restrito não é arguir ou especular a respeito da verdade, mas antes de tudo, é entregar a mensagem vinda de Deus. Se o conteúdo da pregação é a verdade Divina, onde a encontramos, ou onde ela está revelada? Nas Escrituras (João 5.
Então, sem mais demoras, vamos lá!
Veja agora 10 dicas passo a passo de como pregar a palavra de Deus com sabedoria e unção.
VEJA OS 9 PASSOS DE COMO FAZER UM ESBOÇO DE PREGAÇÃO
Para escolher um tema interessante, o pregador precisa primeiramente definir muito bem qual o objetivo da sua pregação. Tradicionalmente, os objetivos da oratória resumem-se em informar, persuadir, recrear ou homenagear, por isso é preciso conhecer a finalidade para esforçar-se para que se alcance esses objetivos.
4 Dicas para tornar-se um pregador da Palavra de Deus com autoridade
Dicas de como preparar uma pregação ou sermão bíblicos?
O esboço na verdade, é algo que vai te facilitar no momento da pregação para lembrar aquilo que estudou. Costumo dizer que, no esboço “quanto menos é mais”, isto é, não é necessário colocar todas as informações e palavras, as vezes apenas uma frase pode te ajudar de lembrar de um tópico inteiro.
O sermão textual é construído com base no que a Bíblia, como um todo, fala sobre as palavras-chave do texto lido. A argumentação não fica presa ao texto lido, mas sim em sua divisão por palavras-chave. O conhecimento do assunto proposto pelo pregador, pensando na Bíblia como um todo, é fundamental.
Os três tipos são:
O sermão textual é estruturado a partir de um texto escolhido. Desenvolve-se um tema com as divisões desse texto. Geralmente se trabalha com uma pequena porção de texto e depois se segue fazendo a divisão lógica e natural dele. É o sermão cuja divisão baseia-se no texto.
O sermão temático, é aquele ao qual você tem um tema que vai trabalhar em cima dele. Você com certeza vai ter um versículo que vai ser o princípio do seu raciocínio, mas não vai ficar preso só naquele versículo, antes vai trabalhar um tema proposto.
As Divisões • As Subdivisões • A Discussão • A Aplicação • A Conclusão do Sermão Bom Estudo! 02 PRINCIPAIS TIPOS DE SERMÕES BÍBLICOS De forma geral, os sermões são classificados como: Temático, Textual e Expositivo.
A ESTRUTURA DE UM SERMÃO
8 – Qual o segundo passo na organização de um sermão? ... Sermão expositivo, porque estamos sempre confiantes que estamos pregando a palavra de Deus. 3 – Elabore e apresente um esboço de sermão indicando o tipo de sermão: Sermão expositivo Tema: Você pode enganar ao Homem, mas ha Deus, Jamais!
A diferença entre o sermão expositivo e textual é que geralmente o expositivo se trata de um texto mais longo escolhido ao pregar, agora o textual você utiliza um versículo apenas. ... Ou seja, no textual vem primeiro o texto bíblico e a partir dele elaboramos o resto da mensagem.