As bactérias são organismos unicelulares procariontes que estão incluídos no Domínio Archaea e Bactéria. As bactérias são organismos bastante simples e pertencem, segundo a classificação de Whittaker de cinco reinos, ao Reino Monera.
Se pensarmos que todo ser vivo deve, obrigatoriamente, apresentar células, as bactérias são consideradas seres vivos, pois as apresentam, mesmo que seja em um nível básico; ao passo que os vírus não, já que são seres acelulares.
Bactérias fotoautotróficas utilizam a energia luminosa para a produção de compostos orgânicos. Bactérias quimioautotróficas utilizam compostos inorgânicos para a produção de compostos orgânicos.
Bactérias autotróficas são bactérias que produzem seu próprio alimento a partir da fotossíntese ou de quimiossíntese. Heterotróficas é o contrario, não é capaz de produzir seu próprio alimento.
Autotrófico: Organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias. Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.
1) A diferença entre os animais e as plantas é que as plantas são seres autotróficos e os animais são heterotróficos. ... Os seres heterotróficos não são capazes de produzir seu próprio alimento e necessitam de ingerir outros seres para se manterem vivos.
Resposta. Resposta: Heterotróficas:alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos. Autotróficas: são capazes de produzir as substâncias orgânicas que lhes servem de alimento.
Tem mais depois da publicidade ;) As bactérias quimioautotróficas utilizam a energia das reações de oxidação de compostos inorgânicos para formar substâncias orgânicas. Essas substâncias orgânicas podem ser utilizadas para seu metabolismo ou para formar estruturas celulares.
As bactérias saprófitas, assim como os fungos, conseguem alimento a partir da decomposição de matéria orgânica. ... A partir dessa decomposição, esses micro-organismos, além de obterem energia, ainda contribuem para a ciclagem de nutrientes na natureza.
Resposta. Explicação: As bactérias não conseguem produzir o prório alimento, por isso são chamadas de heterótrofas, como nós os fungos os protistas, as arqueobactérias e cianobactérias, apenas as plantas produzem o próprio alimento por isso chamadas de autótrofas.
Autotróficos
autotróficos
cianobactérias
Os seres fotossintetizantes são organismos que obtêm energia a partir da luz solar para produzir materiais orgânicos.
Exemplos de bactérias que realizam a quimiossíntese são as do gênero Beggiatoa e Thiobacillus, também chamadas de sulfobactérias, pois elas realizam seu metabolismo através das reações de oxidação de compostos de enxofre.
Os organismos quimiossintetizantes incluem bactérias e arqueobactérias que vivem em ambientes carentes de luz. Pode-se observar que a reação acima é semelhante à reação que produz glicose através da fotossíntese, exceto o fato que a fotossíntese libera gás oxigênio, enquanto a quimiossíntese produz enxofre sólido.
A quimiossíntese divide-se em duas etapas: A formação do NADPH e de ATP, usando a energia fornecida por determinadas reações químicas de oxirredução que ocorrem no meio; A segunda fase é igual à fase química da fotossíntese, redução de dióxido de carbono, o que conduz à síntese de substâncias orgânicas.
Os principais organismos que realizam a quimiossíntese são as bactérias e arqueas. Os organismos que realizam a quimiossíntese são denominados de quimioautotróficos, quimiolitotróficos ou quimiolitoautotróficos. Podemos observar também, ainda que mais raramente, alguns fungos realizando a quimiossíntese.