Na realização da construção do saber escolar é necessária a presença dos sujeitos sociais (professor e aluno) mediante intervenções didático-pedagógicas (práticas escolares), que vão gerar os elementos epistemológicos definidores do conhecimento escolar, distinguindo-o das outras formas de conhecimentos.
Dilthey tenta estabelecer um fundamento filosófico autônomo para as ciências humanas, tendo a História como base para se extrair o conhecimento científico. Ou seja, a criação de uma ciência empírica que tenha como objeto as realidades humanas lhe parecia uma conseqüência natural ao desenvolvimento das ciências.
A Historia é uma ciência porque tem o seu objecto de estudo – o ser humano – e um método de estudo e de trabalho, que segue os vários passos do método científico, sendo: ... 3° - Investigacao e cruzamento de diversas fontes históricas para testar a validade das hipóteses.
Os sujeitos históricos podem ser entendidos como sendo os agentes da ação social, que se tornam significativos para o estudo da História, sendo eles indivíduos, grupos ou classes sociais, que atuam em grupo ou isoladamente e produzem para si ou para uma coletividade.
Saiba como definir seu objeto em um projeto de pesquisa