EQST

Que Profundidade Alcança A Talude Continental A Bacia Ocenica E Plataforma Continental?

Que profundidade alcança a talude continental a bacia oceânica e plataforma continental?

Tem mais depois da publicidade ;) Bacia oceânica: Corresponde à maior superfície e se estende a partir do limite do talude continental até, aproximadamente, 5 mil metros de profundidade.

Como se forma um talude oceânico?

O embasamento do talude corresponde à crosta continental entremeada por magmatismo básico e estirada pela tectônica extensional que originou o rift e a bacia oceânica. Esta faixa é caracterizada por gradiente topográfico acentuado, variando de 1º a 25º, mas tendo em média cerca de 4º de inclinação.

O que é e quais são as características da plataforma continental?

Plataforma Continental É a porção do fundo oceânico que margeia os continentes, indo da linha da costa até a profundidade de aproximadamente 200 m. É plana, com uma inclinação muito suave (1 m de declive para cada 1.000 m de extensão) e largura variável (70 a 80 km em média, podendo chegar a várias centenas).

O que é plataforma continental e talude?

Plataforma continental é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente, que, em um suave declive, termina ao dar origem ao talude continental. Geralmente, a plataforma possui uma extensão de 70 a 90 km, e profundidade de 200 metros, até atingir as bacias oceânicas.

Quais são os principais tipos de relevo que encontramos sobre a plataforma continental?

Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

O que é um talude Oceanico?

Em oceanografia, chama-se talude continental à porção dos fundos marinhos com declive muito pronunciado que fica entre a plataforma continental e a margem continental (ou "sopé continental"), onde começam as planícies abissais. ... Do ponto de vista biológico, esta formação corresponde à zona batial.

Como se formam as planícies abissais?

Planícies Abissais – Estas planícies surgem a seguir aos taludes e terminam nas dorsais médio-oceânicas (Rift). Encontram-se entre os 4000m e os 6000m de profundidade, dependendo do talude. São regiões planas e estendem-se entre 200km a 2000km, mas por vezes podem ser rompidas por montes ou montanhas submarinas.

Como se formam os montes submarinos?

Por regra, os montes submarinos formam-se quando as montanhas vulcânicas se erguem a partir do leito oceânico mas não chegam a atingir a superfície, pois aqueles que o fazem tornam-se ilhas. A comunidade científica calcula que existam cem mil montes submarinos com pelo menos mil metros de altura.

O que são bordas passivas?

margem continental passiva. Borda ou margem de um continente sem tectonismo pronunciado como, por exemplo, as margens continentais junto à costa brasileira, e que não coincidem com borda de placa tectônica.

Qual é a diferença entre uma margem ativa e uma margem passiva entre placas tectônicas Cite um exemplo de cada?

Margens passivas são margens continentais que não coincidem com um limite de placas tectónicas, pelo que não apresentam grande actividade sísmica ou vulcânica. Por oposição, as margens activas são aquelas que coincidem com limites tectónicos, pelo que a actividade sísmica e vulcânica pode ser bastante expressiva.

O que o que é plataforma continental e qual é a sua importância econômica?

As plataformas continentais têm uma grande importância econômica e são alvo de muitos estudos, porque são uma grande fonte de recursos naturais. Algumas atividades estabelecidas nas plataformas continentais são muito importantes, como por exemplo as pescas, exploração petrolífera e prospecção.

O que é a Plataforma Continental?

Plataforma Continental É a porção do fundo oceânico que margeia os continentes, indo da linha da costa até a profundidade de aproximadamente 200 m.