A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), cinco vértebras sacrais e o cóccix, que é formado por quatro vértebras.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
As vértebras são os ossos que compõem a coluna vertebral dos vertebrados. Normalmente o ser humano possui um total de 33 vértebras, incluindo nesse número as cinco que se encontram fundidas e formam o sacro, e as quatro coccígeas.
As vértebras torácicas estão localizadas na porção média da coluna vertebral, especificamente inferiores às vértebras cervicais e superiores às vértebras lombares. Essas vértebras se estendem pela maior parte da área da cavidade torácica.
As vértebras torácicas são 12 (T1 a T12), se iniciam logo após terminar as cervicais, e vão até um pouco abaixo do diafragma. As vértebras lombares são 5 (L1 a L5), se iniciam logo após terminas as vértebras torácicas e vão até a pelve. A L5 é a ultima vértebra antes da fusão sacrococcígea, facilmente palpável.
A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).
Técnica: com o paciente sentado e sua cabeça em posição neutra, o terapeuta deverá posicionar seu dedo indicador sobre o processo espinhoso mais proeminente da coluna cervical (C7), e seu dedo médio da mesma mão, sobre o processo espinhoso da vertebra subjacente.
As vértebras são nomeadas pela primeira letra de sua região (cervical, torácica ou lombar) e um número indica sua posição ao longo do eixo superior-inferior. Por exemplo, a quinta vértebra lombar (que é a mais inferior, localizada abaixo da quarta vértebra lombar) é chamada vértebra L5.
Em anatomia, chama-se região lombar à porção da coluna vertebral que fica entre a região torácica e a região sacrococcigiana. É constituída por cinco vértebras grandes.
É quando a primeira vértebra sacral se funde com a última vértebra lombar, a quinta vértebra.
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.
A pergunta “quem tem hérnia de disco pode fazer academia?” é muito comum e a resposta é SIM! Quem tem hérnia de disco pode praticar exercícios físicos, seja musculação, Pilates, RPG… desde que sob orientação de um professor de Educação Física ou Fisioterapeuta.