O gorila é o maior primata vivo que existe. Estima-se que seja capaz de levantar até duas toneladas com os dois membros superiores. Os gorilas, geralmente, se locomovem de quatro.
O leopardo é o predador natural de gorilas, várias fontes científicas comprovam que leopardos já mataram gorilas adultos. E de fato, leopardos têm a capacidade de matar um gorila adulto. Leopardos são felinos inteligentes que se alimentam de vários animais.
O gorila tem uma força muito grande. E um leão macho adulto tem garras e dentes muito afiados. Ambos possuem a mesma faixa de peso, cerca de uns 200 quilos. O leão teria muita dificuldade em imobilizar o gorila, porque seus braços são como o dos humanos só que muito, muito mais fortes.
Ratel
Belo Horizonte é a única cidade da América do Sul que possui um grupo de gorilas. Além disso, desenvolveu um bem-sucedido programa reprodutivo deste animal, que está ameaçado de extinção. Ao todo, já nasceram no zoológico da capital mineira quatro gorilas.
Primatas da Mata Atlântica
10 fatos sobre o Muriqui-do-Sul
Gigantopithecus blacki
Sim, no Brasil é permitido ter um macaco como animal de estimação, apesar desta prática não ser recomendada por uma série de motivos que vamos explicar neste artigo. ... O Ibama também exige que o criatório emita, para a venda do animal, o Certificado de Origem, um documento que comprova a origem legal do primata.
O muriqui-do-norte corre grave risco de extinção, principalmente devido à perda de habitat, e à caça, sendo listado como "criticamente em perigo" pela IUCN.
Alimentação: Folhas, frutos, néctar das flores, brotos, sementes e casca de árvores.
Sensível assim ao tato, permite ao muriqui manipular objetos tão pequenos quanto uma ervilha e carregá-los durante o deslocamento. A poderosa musculatura da cauda sustenta tranqüilamente o corpo do animal pendurado.
Durante a alimentação, o muriqui demonstra seletividade e um alto grau de manipulação do alimento. As atividades e posturas de forrageio estão ajustadas ao contexto em que este ocorre, em galhos, no alto das árvores, e à natureza do item alimentar.
Os muriquis são totalmente vegetarianos, alimentando-se de folhas novas ou maduras, brotos, cascas de árvores e flores. Contudo, seus alimentos prediletos são os frutos!
muriqui-do-norte
Letra B: Mandril é o nome da palavra que é responsável por designar tanto uma ferramenta quanto um primata, sendo este o Mandrillus sphinx, cuja família é a Cercopithecidae, conhecida como a família dos "macacos do velho mundo"; aqueles conhecidos no período antecessor ao dos descobrimentos de outros continentes ( ...
Por conta do enorme volume do osso hióide, os bugios emitem vocalizações poderosas, que podem ser ouvidas à quilômetros de distância. Tais vocalizações são emitidas, na maioria das vezes, em contextos de relações inter-grupos.
16, ver texto. A ordem dos Primatas é um grupo de mamíferos que compreende os popularmente chamados de macacos, símios, lêmures e os seres humanos.
Já o único macaco do Novo Mundo que também utiliza ferramentas é o macaco-prego. ... As duas espécies de primatas, humanos e macacos-prego, possuem várias características similares: são altamente terrestres, usam ferramentas e tem alto índice de encefalização (relação entre o tamanho do cérebro e o porte do animal).
Uso de ferramentas por grupos específicos de animais
Os primatas são um grupo de mamíferos que reúne alguns dos animais mais inteligentes. Os principais primatas são os seres humanos, os antropoides, os macacos, os társios, os lêmures e os lóris. Há mais de trezentas espécies, ou tipos, de primata.
Os primatas são uma ordem da classe mammalia que tem como principais exemplos os macacos, lêmures, símios e os seres humanos. Possuem o cérebro bem desenvolvido, cinco dedos e geral um desses dedos é um polegar opositor com capacidade de movimento de pinça.
Classificação. A ordem dos Primatas está subdividida em duas subordens: Prossímios e Antropóides. ... Ex.: macaco japonês, babuínos, gorilas, chimpanzés, homem e etc.
Esses são os cinco grandes primatas, assim denominados por não possuírem rabo e estarem um pouco a frente de seus “primos” macacos na escala da evolução. Popularmente chamamos todos os primatas de macacos, mas na verdade, os macacos são aqueles que tem rabo. Foi na África que surgiram os primeiros primatas sem rabo.
De maneira popular chamamos todos os primatas de macacos e isso inclui o gorila. Gorilas não têm rabo, como algumas espécies de macacos. ... Eles possuem duas espécies e quatro subespécies, todas vivem na África e estão ameaçadas de extinção.