O Ministério da Saúde recomenda que a gestante visite o médico pelo menos seis vezes até o parto, mas grande parte dos especialistas prefere ver suas pacientes com uma frequência maior (confira abaixo como se dá essa rotina e o que é avaliado em cada consulta).
As consultas do pré-natal devem seguir uma periodicidade. Geralmente, a visita ao médico deverá ser mensal até o sétimo mês de gestação. Depois da trigésima semana, a consulta é indicada a cada quinze dias e no último mês de gravidez, recomenda-se que seja realizada semanalmente.
Dois exames de urina fazem parte da avaliação básica do pré-natal: EAS (Urina tipo 1) e a urocultura. O EAS é um exame simples de urina, que serve, principalmente, para detectar sangramentos, presença de pus (leucócitos) ou de proteínas na urina. Ele é habitualmente solicitado no primeiro e no terceiro trimestre.
Os principais exames que devem ser realizados na gravidez são:
São eles:
( ) São sinais de presunção de gravidez: atraso menstrual, náuseas, vômitos e presença de batimentos cardíacos fetais. ( ) São sinais de certeza de gestação: batimentos cardíacos fetais; percepção dos movimentos fetais, visualização do saco gestacional.
O aumento da vascularização também acomete a região genital (sinais de probabilidade). A mucosa vestibular torna-se arroxeada a que se dá o nome de sinal de Jacquemier ou de Chadwick; percebe-se também a coloração arroxeada/vinhosa na mucosa vaginal denominada sinal de Kluge.
Em medicina, o sinal de Goodell é o amolecimento do colo do útero e da vagina, sendo geralmente um sinal indicador de gravidez.
Sinal de Hunter é um sinal clínico que surge com a gravidez, corresponde ao aumento da pigmentação dos mamilos, que torna seus limites imprecisos (como se fosse um alvo).
O sangramento de nidação é normal e ocorre quando o embrião se aloja na camada interna do útero, no endométrio. Entretanto, esse pequeno fluxo, chamado de Sinal de Hartmann, ocorre em apenas uma a cada cinco mulheres. Ou seja, toda gestante passa pelo processo de nidação, mas só 20% apresentam esse tipo de sinal.
Os níveis de hCG aumentam rapidamente nos primeiros dias de gravidez e podem ser detectados no sangue cerca de oito dias após o dia estimado da concepção pelos métodos laboratoriais mais sensíveis. Os testes de gravidez caseiros podem detectá-lo alguns dias depois na urina, dependendo de sua sensibilidade.
Sintomas da Nidação A mulher pode sentir pequenas pontadas e leves dores abdominais, muito semelhantes às cólicas menstruais. Outro sintoma comum é o sangramento, que não chega à intensidade do fluxo de uma menstruação e geralmente é amarronzado ou rosado. Além disso, ele não dura mais do que três dias.
Outro sintoma que pode ocorrer durante a implantação do embrião é a cólica. Pelo fato do embrião estar penetrando cada vez mais fundo no endométrio é comum que a mulher sinta leves cólicas e incômodos durante esse processo.