Quando um sistema atinge o equilíbrio, reagentes e produtos estão presentes no sistema. No entanto, a equação química que representa a reação não informa quanto de cada substância está presente no equilíbrio. Essa informação pode ser obtida através do cálculo da constante de equilíbrio da reação.
O equilíbrio químico é um fenômeno que acontece nas reações químicas reversíveis entre reagentes e produtos. Quando uma reação é direta, está transformando reagentes em produtos. Já quando ela ocorre de maneira inversa, os produtos estão transformando-se em reagentes.
Assim, se aumentarmos a temperatura do sistema, o equilíbrio químico será deslocado no sentido da reação endotérmica, que nessa reação é para a direita. Isso ocorre para que o calor seja absorvido e se atinja novamente o equilíbrio.
Resposta. Essa reação é uma reação endotérmica, uma vez que o ΔH, ou seja, a variação de temperatura é maior que zero, logo o produto tem mais calor que o reagente. Desse modo fornecer calor à esse sistema desloca a reação no sentido do produto.
Princípio de Le Chatelier: quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força.
Quando o sistema varia a temperatura, o equilíbrio químico se desloca da seguinte forma: Aumentando a temperatura, a reação endotérmica é favorecida e o sistema absorve calor. Já quando se diminui a temperatura, a reação exotérmica é favorecida e o sistema libera calor.
O princípio de Le Chatelier diz respeito à resposta de sistemas em equilíbrio quando sujeitos a uma perturbação. De forma simples o princípio diz que um sistema em equilíbrio quando perturbado tende a ajustar-se de modo a remover a perturbação e restabelecer o equilíbrio.
“Pelo princípio de lê chatelier, quando se aumenta a concentração de uma das substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que essa substância se transforma,e quando se diminui a concentração de uma dessas substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que essa substância se forma.”
O equilibrio sempre se desloca no sentido de tentar "desfazer" a alteraçao para que o sistema volte ao equilibrio. Assim, quando adicionada uma porção de um participante o equilibrio se desloca no sentido contrario de onde esta esse componente.
Equilíbrio iônico é um caso particular de equilíbrio químico em que aparecem íons. Uma substância que, ao ser adicionada à água, produz íons livres é chamada eletrólito.