A Psicologia Humanista surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às idéias de análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pela Psicanálise.
Dentre as principais características de um psicólogo, estão as habilidades de: manter sigilo profissional sobre os assuntos tratados em consultório; respeitar os limites da atuação; possuir e demonstrar capacidade de raciocínio abstrato; manter imparcialidade; ouvir ativamente; contornar situações adversas; e revelar ...
A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das ...
Abordagem humanista é um seguimento da Psicologia que indica que o ser humano tem o poder da autorrealização. Ela surgiu para amenizar a dominância que outras abordagens possuíam na época, como a Psicanálise e terapia comportamental. A abordagem humanista acredita no ser humano em sua absoluta totalidade.
A crítica que a Psicologia Humanista faz à Psicanálise, centra-se sobretudo na visão pessimista, determinista e psicopatologizante, que atribui à teoria de Freud, assim como na impessoalidade da técnica transferencial.
CRÍTICAS DA ABORDAGEM HUMANISTA SOBRE O BEHAVIORISMO E A PSICANÁLISE: Behaviorismo: Segundo os defensores da psicologia humanista, o behaviorismo é desumano, pois considerar apenas a relação estímulo-resposta e o condicionamento como a mola-mestra de todo um sistema é não valorizar o que o ser humano possui de único em ...
Abraham Maslow trouxe as contribuições mais profundas, através de suas pesquisas com foco na motivação e autorrealização, mediante a qual fundamentou o conceito da Pirâmide das Necessidades, onde as motivações humanas foram categorizadas e escalonadas em determinada ordem, culminado na autoatualização, ou seja, no ...
Já a terapia cognitivo- comportamental diverge da Psicanálise por considerar que o ser humano é um resultado de aprendizagens. ... A Psicologia humanista rejeita a ideia de que todo ser humano tem uma neurose básica e considera que toda pessoa tem capacidade de crescimento e desenvolvimento normais.
Na teoria psicanalítica, o comportamento está inteiramente ligado em estímulos externos propulsores da ação/reação, que serão exteriorizados de acordo com o caráter pré-constituído de cada indivíduo.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) Já a Terapia Cognitivo-Comportamental diverge da Psicanálise, por considerar que o ser humano é um resultado de aprendizagens. ... Definidos os dois conceitos das terapias, resta saber qual a abordagem mais eficaz ou que mais se aplica a cada indivíduo.
Para a análise do discurso, todo discurso é uma construção social, que reflete uma visão de mundo vinculada à de seus autores e à sociedade em que vivem e que só pode ser analisado considerando seu contexto histórico-social e suas condições de produção.
efeito de sentidos entre interlocutores”, é o lugar de contato entre a língua e a ideologia, sendo que a materialidade da ideologia é o discurso e a materialidade do discurso é a língua.
Qual é a importância da análise do discurso para a leitura e interpretação de texto? ... Compreender o que diz o texto, qual é a sua mensagem implícita. e. Incentivar a identificação e análise dos aspectos centrais do conteúdo de um texto.