A cirurgia para unha encravada é feita com anestesia local e, na maioria dos casos, não é necessário retirar toda a unha. Dependendo da unha a tratar, o médico pode optar por aplicar um ácido que destrói parte da unha que estava encravada, por exemplo.
Para tratar a unha levemente encravada e inflamada em casa, é recomendado:
A recuperação total demora quanto tempo? A Dra. Gabbi explica que, se houver prejuízo à fábrica da unha, ela pode nunca mais crescer. Mas, em casos mais simples, as unhas das mãos levam cerca de 40 dias para "despontar" e 3 meses para crescer completamente.
Hematoma subungueal O médico pode liberar o sangue e aliviar a dor, fazendo um pequeno orifício na placa ungueal (a parte dura da unha). Normalmente, o médico utiliza uma agulha ou fio aquecido (eletrocautério) para fazer o orifício. Esse procedimento é relativamente indolor e leva apenas alguns segundos.
Se ela ficar muito escura, arroxeada, pode ser um sinal de má circulação. - Unha meio a meio (metade branca/metade vermelha): pode implicar numa doença renal. - Cor ideal: rosa clarinho. Ela não deve estar descolando, sem sinais de infecção, não ter nenhum inchaço, nem pus.
Mergulhe os dedos em um potinho com água morna + sabonete líquido por volta de 3 a 5 minutos. Retire os dedos e, um a um, escove com uma escovinha de unhas toda a pele e unhas. Isso já vai diminuir um pouco da pigmentação.