Quando se usa a mdia harmnica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A escolha pelo uso da média harmônica para representação da média de um conjunto está ligada a situações que envolvem grandezas inversamente proporcionais, por exemplo a velocidade média, a vazão da água, a densidade, entre outras aplicações na física e na química.
O que é moda e mediana matemática?
Dada uma sequência de valores ordenados em ordem crescente ou decrescente, a mediana é o valor central dessa sequência. Caso haja dois valores centrais, a mediana é dada pela média aritmética deles. Moda: ... Dado um conjunto de valores, a moda é o número que mais se repete.
Quando não se deve usar a média?
Exemplo: Se um determinado hospital realizou 50 cirurgias cardíacas, e dentre as 50, duas tivessem custado R$ 700.000, a média seria R$ 37.600. Ou seja, esse valor não representaria de forma alguma o valor padrão de uma cirurgia cardíaca. Nesse caso, podemos dizer com todas as letras: “A média não é o bastante”.
Pode haver duas modas?
Podemos assim falar na existência de duas, três ou mais modas. Desta forma, se uma dada distribuição só tiver uma moda recebe a designação de unimodal, se tiver duas modas é chamada bimodal e se tiver mais que duas modas designa-se por plurimodal ou multimodal.