De modo geral, a sucção reflexa e a marcha reflexa desaparecem por volta dos dois meses de vida. Os outros reflexos arcaicos devem desaparecer até no máximo 6 meses de idade, exceto os dois reflexos dos pés. ... Já o reflexo cutâneo-plantar é em extensão no primeiro semestre de vida.
O mecanismo de sucção inicia-se com o reflexo de procura. Esse reflexo é um precursor para a pega correta, pois, quando os lábios ou as bochechas são estimulados, a criança move sua face em direção ao estímulo, ocorre abertura da boca e protrusão da língua (.
A sucção é o que garante a alimentação do bebê após o nascimento, por meio do aleitamento materno ou amamentação. Além do fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, dando a ele conforto e segurança.
Sucção, trata-se, quando uma criança mediante pressão negativa e movimentos linguais obtém o leite ativamente. ... Mediante elevação da mandíbula e língua, a criança comprime e deforma o mamilo, fato que expulsa o leite, que então é deglutido.
O que fazer diante da recusa à amamentação? Não deixe de tentar amamentar, mas passe também a tirar o leite manualmente ou com a ajuda de uma bombinha em intervalos regulares (seguindo a rotina de amamentação do bebê). Isso auxiliará na prevenção do ingurgitamento dos seios ou da mastite.
Para isso, o ideal é que a mulher encoste a barriga do bebê na sua e o posicione com a cabeça mais alta que o bumbum. Além de garantir conforto para o bebê, ajuda a evitar otites. Importante também é encaixar a boca do bebê até o máximo da aréola que ele conseguir abocanhar, assim não machuca o bico do seio.
Para que a amamentação dê certo, o bebê precisa abocanhar toda a aréola ou boa parte dela, e não só o mamilo. A parte inferior do lábio e a língua da criança precisam chegar ao peito primeiro. Um truque é aproximar o queixo do bebê do mamilo e, quando ele abrir a boca, preencher o máximo que der da aréola lá dentro.
Como substituto, experimente dar um leite com gosto diferente, de preferência no copo, como o de soja. Se seu filho não aceitar, tente algum derivado, como iogurte. Há vários tipos e sabores e é muito provável que ele goste de alguns deles. Mas não force.