Pode-se identificar alguém em estado de choque quando fica com a pele pálida, fria e pegajosa, pulso fraco, respiração lenta e superficial, pressão arterial baixa, tonturas, fraqueza, olhos sem brilho, com um olhar fixo e pupilas dilatadas.
A adrenalina é a pedra angular no tratamento da anafilaxia, e seu uso deve ser o mais rápido possível. Sabe-se que o retardo aumenta a chance de morte e/ou evoluçao para anafilaxia bifásica ou protraída, onde o risco de fatalidade é maior5.
ADMINISTRAÇÃO E DOSE DA ADRENALINA A adrenalina deve ser administrada no músculo vasto lateral da coxa o mais precoce possível. A dose recomendada é de 0,01 mg/kg até o máximo de 0,3 mg em crianças pré-púberes e até 0,5 mg em adolescentes e adultos.
A adrenalina pode ser usada como um medicamento usado para tratamento de emergência nesses casos graves, pois ela ajuda na dilatação dos brônquios, com essa dilatação a pessoa em choque anafilático é capaz de conseguir respirar novamente.
Como indução anestésica em pacientes sem medicação prévia e abaixo dos 55 anos, midazolam é eficaz e pode ser administrado por via endovenosa na dose de 0,3 a 0,35 mg/kg de peso, administrados em 20 a 30 segundos, e o tempo esperado de início de ação é de dois minutos.
Leve o(s) medicamento(s) ao paciente no horário estipulado, de forma imediata, sem demora; Identifique o paciente; Compare os dados do paciente com a prescrição médica (se caso necessário dupla checagem com medicamentos MAV); Explique o procedimento ao paciente.
Comprimido. Os comprimidos devem ser deglutidos inteiros, com quantidade suficiente de líquido, durante ou após as refeições, por via oral.
Ancoron é um medicamento antiarrítmico que contém cloridrato de amiodarona. Esta substância atua no coração, controlando as alterações dos batimentos cardíacos, chamadas arritmias cardíacas.