A FNP tem como princípios a estimulação dos proprioceptores para aumentar a demanda feita ao mecanismo neuromuscular, integrando técnicas manuais de alongamento e fortalecimento com princípios neurofisiológicos de indução sucessiva, inervação e inibição recíproca, além do fenômeno de irradiação.
A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é uma técnica fisioterapêutica que vem sendo utilizada para melhorar o desempenho físico de atletas, de portadores de disfunções orgânicas e de sedentários saudáveis2-5.
Facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método que promove e acelera a resposta dos mecanismos neuromusculares através da estimulação dos receptores do sistema nervoso. ... O funcionamento destas é dependente do grau de excitação dos motoneurônios.
O tipo de contato que o terapeuta utiliza durante a realização da técnica para controlar o movimento e resistir à rotação é o contato lumbrical. No contato lumbrical a pressão surge da flexão das articulações metacarpofalangeanas, que permite adaptar os dedos do terapeuta à parte corporal que está sendo trabalhada.
O que são Sinapses? As sinapses são junções entre a terminação de um neurônio e a membrana de outro neurônio. ... A membrana do axônio que gera o sinal e libera as vesículas na fenda é chamada pré-sináptica, enquanto que a membrana que recebe o estímulo através dos neurotransmissores é chamada pós-sináptica.
Os neurônios são células presentes no sistema nervoso e apresentam como principal função conduzir os chamados impulsos nervosos.