A dengue hemorrágica é mais frequente em pessoas que apresentam dengue pela 2ª vez, e pode ser diferenciada dos outros tipos de dengue por volta do 3º dia com o surgimento de hemorragias após o aparecimento dos sintomas da dengue clássica, como dor no fundo dos olhos, febre e dor pelo corpo.
Veja os sinais de alerta:
A chamada dengue clássica na maioria dos casos não apresenta grandes problemas além de febre e dores, pois os próprios glóbulos brancos – nossas células de defesa – são capazes de eliminar a virose. Já a dengue hemorrágica pode até matar e, com raríssimas exceções, só ocorre nos casos reincidentes da doença.
De acordo com as estatísticas, a chance de morte no caso da primeira manifestação da dengue clássica é zero. Na dengue hemorrágica, a taxa é de aproximadamente 3%.
Os anticorpos que o organismo produz para combater o vírus podem destruir as plaquetas. Uma pessoa saudável tem entre 150 e 450 mil plaquetas. Na dengue hemorrágica esse número cai e pode ficar abaixo de 20 mil, nível perigoso, com risco de sangramento.
3. Dor de cabeça e no fundo dos olhos. A dor de cabeça costuma afetar principalmente a região dos olhos e tende a piorar com o movimento e esforço da vista. Como aliviar: Tomar remédios contra a dor, como paracetamol, colocar compressas de água morna na testa ou tomar chás de gengibre, erva doce, alfazema ou camomila.
O que comer: couve, Agrião, Cenoura, melancia, pera, carnes magras, ovos e leite. O que evitar: frutas cítricas, como limão, laranja e morango, batata, gengibre e pimenta.