EQST

Qual O Valor Normal Do PSA Livre?

Qual é o valor normal do PSA livre?

O PSA livre só tem maior importância quando o PSA TOTAL estiver entre 4 e 10. Quanto mais baixo for a relação entre livre e total, maior o risco do paciente com PSA TOTAL elevado ter o diagnóstico de câncer. O PSA total varia com idade e tamanho da próstata, mas em geral aceita-se normal abaixo de 4ng/ml.

O que é o exame de PSA livre e total?

O Exame Psa livre é solicitado por um médico de confiança para avaliar possíveis patologias na próstata. Seu resultado é usado em conjunto com o Psa Total para realizar a comparação. Quando alterações são identificadas no resultado, pode ser necessário repetir o procedimento para confirmar os valores.

Como se faz o cálculo do PSA total é livre?

Primeiramente a relação PSA livre/total. Pode-se se fazer uma conta simples: dividir o valor do PSA livre pelo valor do PSA total. Se essa relação for menor que 10%, 56% dos homens terão Câncer de Próstata detectado. Porém se essa relação for acima de 25%, apenas 8% o terão.

Quando o exame de PSA da alterado?

A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) pode estar alterada por outras doenças e condições que não o câncer, como a Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento da próstata) e a prostatite (inflamação na próstata).

Como saber se o PSA está normal?

O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Se varia entre 2 e 10ng/ml, o médico pode pedir o PSA fracionado para avaliar melhor o quadro. Mas atenção: a taxa de PSA no corpo aumenta naturalmente com a idade.

Qual é a relação normal entre PSA Livre PSA total?

Se a relação entre o PSA livre e total é superior a 15% o indicativo é aumento de próstata, ou seja, o homem está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urinária, por exemplo. Se, esta relação é menor que 15%, normalmente o indicativo é de câncer de próstata.

Quando o PSA indica câncer?

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.

Como aumentar o PSA livre?

São várias as condições em que o PSA pode aumentar, de forma permanente (como nos casos de câncer ou de hiperplasia prostática benigna) ou de maneira transitória (relação sexual, ejaculação, ciclismo/hipismo/motociclismo, infecção urinária, ressecção transuretral da próstata, retenção urinária aguda, massagem ...

O que pode elevar o nível de PSA?

Uma doença da próstata, inflamação ou traumatismo, podem fazer com que maiores quantidades de PSA entrem na corrente sanguínea do homem. Um PSA elevado não significa câncer de próstata, mas pode estar alterado devido, por exemplo, a uma infecção do trato urinário.

Qual a porcentagem do PSA livre PSA total?

Qual é a relação entre PSA livre e total? A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.

Porque o PSA é específico para identificar o câncer?

Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno como maligno, ela será detectada no exame de sangue. Como a próstata, nos humanos, aumenta de forma benigna com o passar dos anos, o PSA também costuma aumentar. Da mesma forma, o PSA aumenta com o evoluir do câncer de próstata.

Qual a diferença do PSA livre para o PSA total?

O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.