Como já abordamos a frequência é o tempo de variação de um sinal em um segundo, e o período é o tempo levado para o término de uma única oscilação completa, a relação básica diz que as duas grandezas são inversamente proporcionais. Para realizar o cálculo através deste método utilizamos a seguinte fórmula: f = 1 / T.
Primeiro dividimos a frequência simples pelo número total de dados. Ao obter um número decimal, basta multiplicá-lo por 100 para chegar à porcentagem. 2. Para calcularmos a média, devemos somar os valores dos dados e depois dividir pelo número que representa a quantidade dos dados.
Para descobrir a frequência acumulada desse número, só precisamos somar sua frequência absoluta ao total corrente. Em outras palavras, pegue a última frequência acumulada que você encontrou e some-a à frequência absoluta desse valor.
Para a estatística, a frequência absoluta é o número de vezes em que uma determinada variável assume um valor. A tabela acima é um exemplo de representação da frequência absoluta de uma determinada pesquisa de opinião, pois ela apresenta os estilos musicais e o número de vezes que foram citados. ...
Em estatística pode-se distinguir 4 tipos de frequências:
Distribuição de frequência em intervalos de classes: Dados quantitativos contínuos. Para dados quantitativos contínuos, geralmente resultantes de medições de características da qualidade de peças ou produtos, dividimos a faixa de variação dos dados em intervalos de classes.
Como fazer um histograma no Excel