Segundo as regras de fonética que conheço, a letra "e" sozinha sem nenhum acento deve ser pronunciada com o som fechado. Muito embora coloquialmente as pessoas façam a leitura como se fosse um i, não encontro nenhum respaldo para que esta pronúncia do "e" por i seja tida como correta.
A cedilha “Ç” é a união da letra “C” com um sinal diacrítico para evidenciar que ela tem som de “S”, o que traz algumas dúvidas para a escrita. A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela é usada apenas no meio de palavras e junto às vogais A, O e U, apresentando o som do fonema [s].
A letra c tem o som de < k > quando está antes das vogais: a / o / u.
Resposta. Resposta: Viu que o som do "QU", quando é acompanhado de "I" e "E", fica "QUI" e "QUE". ... Só que, quando o "C" vem acompanhado de "A", "O" ou "U", ele fica com o som mais parecido do "QU", ou seja, "CA", "CO", "CU".
Verificado por especialistas Segundo a regra da gramática, o u sempre será pronunciado nos conjuntos a seguir: qua, gua: quatro, água, guaraná, qui, gui:tranquilo, sagui. Diferente da palavra "quero", por exemplo, que o u não é notado.
Atente-se aos dígrafos que ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema no caso da letra G serão considerados dígrafos as letras gu quando estiverem seguidas das vogais E/I para representar o fonema G.
Atente-se aos dígrafos que ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema no caso da letra G serão considerados dígrafos as letras gu quando estiverem seguidas das vogais E/I para representar o fonema G, por exemplo a palavra ÁGUA não é dígrafo, pois você ouve todas as letras.
O G e o grupo GU representam o mesmo som que G de "gato" quando estão antes de "a", "o" e "u" (no caso do G) e antes de "e" e "i" (no caso do GU). Nessas palavras, G e GU tem som de "guê". No caso do GU, trata-se de um dígrafo, pois a letra U não é pronunciada, assim essas duas letras representam um único som.
Essa é uma das maneiras de se usar a letra "G", e seu som é diferente em relação aos outros exemplos, onde temos "GA", "GE" e "GI". Ou seja, o "G" de "gato" é diferente do "G" de "guaraná". O "G" de "gente" é diferente do "G" de "foguete". E o "G" de "gigante" é diferente do "G" de "guitarra".
Palavras com gu no início