Algumas opções são: prateleiras e cubos nas paredes; mesinhas, bancos e cadeiras com um paninho do gato ou caminha; arranhadores e tocas altas. Se sua cozinha não tem espaço para fazer o ideal, que é algo elevado, você pode tentar tocas e puzzles no chão.
Pode educar um gato a não saltar para a mesa utilizando pequenas ferramentas, por vezes denominadas de “armadilhas ambientais”. Os gatos são animais sensíveis, portanto não é boa ideia tentar empurrar ou gritar com eles. Isso apenas os deixará mais apreensivos e com medo de si.
5 dicas para evitar gato arranhando o sofá
Para isso, você pode usar o próprio odor do animal ou um pouco de catnip. Esfregue as patinhas do gato no sisal para mostrar a ele como arranhar, por exemplo. Outra dica é passar um pouco de catnip no arranhador. Incentive o animal a usar o objeto passando as patinhas dele sobre o arranhador.
Em casos como xixi de gatos ou cachorros em estofados, outro truque interessante é a misturinha com vinagre branco. Utilize 250 ml do vinagre para um litro de água, de preferência morna. Em seguida, pegue um pano, umidifique com a mistura e passe no tecido.
Se o gato fez xixi na sua roupa, por exemplo, colocar um pouquinho de vinagre com o sabão em pó, além de ajudar a tirar o pelo da sua roupa, é uma ótima maneira de remover o cheiro. É recomendado misturar o sabão em pó com bicarbonato para tirar o cheiro de xixi de gato de roupas. Como uma escova, esfregue a área.
Corrimento escuro e com mau cheiro pode ser doença sexualmente transmissível, tricomoníase, mas também pode ser vaginose, a qual é um desequilíbrio das próprias bactérias da vagina, e esse é mais comum. O tratamento para os dois é o mesmo, comprimidos ou cremes de metronidazol.