Síndrome de Löffler é uma pneumonia eosinofílica, caracterizada por infiltrados pulmonares migratórios associados, geral- mente, com um aumento do número de eosinófilos no sangue e escarro. Apresentamos um caso de síndrome de Löffler cau- sada por Strongyloides stercoralis, em um homem de 37 anos de idade.
Os parasitas que causam ciclo de Loss são apenas 4: Necator amer- icanus, Ancylostoma duodenale, Strongyloides stercoralis e Ascaris lumbricoides.
Depois dos ovos infectantes serem engolidos, as larvas eclodem, invadem a mucosa intestinal, então ganham a circulação sanguínea e chegam ao pulmões (ciclo de Loss). As larvas amadurecem mais nos pulmões (10 a 14 dias), penetram as paredes alveolares, sobem na árvore brônquica vão para a garganta, e são engolidos.
Essa síndrome é causada principalmente por infecção por parasitas que realizam parte do ciclo biológico nos pulmões, como o Necator americanus e o Ancylostoma duodenale, que causam a ancilostomíase, Strongyloides stercoralis, que causa a estrongiloidíase e o Ascaris lumbricoides, que é agente infeccioso da ascaridíase ...
Chromadorea
A ascaridíase é uma doença causada por um parasita da família dos helmintas chamado Ascaris Lumbricoides e vulgarmente conhecido como lombriga. A lombriga tem um corpo cilíndrico, de 20 a 40 centímetros de comprimento e cor branca amarelada.
A ascaridíase é a doença causada por vermes parasitas mais disseminada no pelo mundo. A infecção acontece pela ingestão dos ovos do verme Ascaris Lumbricoide, e é popularmente conhecida como lombriga.
Filo Nematoda consiste dos nematóides, ou lombrigas. Entre os menos complexos desses animais estão os Aschelminthes, um filo que contem uma variedade de formas , das quais as mais numerosas é dos nematodos , ou vermes cilíndricos . ...
Os principais representantes dos nematelmintos são:
Esses vermes são seres com corpo alongado e extremidades afiladas, que se assemelham a um fio. É em virtude dessa característica que eles receberam o nome de nematódeos (nematos significa fio e helminthes significa verme). ... Os nematódeos possuem sexos separados (macho e fêmea), sendo que a fêmea é maior que o macho.
O filo Nematoda agrupa animais que apresentam corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades posterior e anterior. ... Isso porque esses animais apresentam um intestino longo e uma parede corporal externa revestindo-o. Entre o intestino e a parede corporal existe o pseudoceloma.
Quanto às parasitoses humanas, temos a lombriga (Ascaris lumbricoides) como o seu mais conhecido representante, sendo essa a responsável pela ascaridíase. A ancilostomose, ou amarelão é causada por outros representantes, o Ancylostoma duodenale ou o Necator americanus.
Nematódeos são animais de simetria bilateral, de corpo geralmente fusiforme, às vezes subcilíndricos ou esféricos, com tubo digestivo com- pleto, sem traços de metamerisação, com musculatura interrompida nas linhas medianas e laterais, campos longitudinais, e geralmente com sexos separados, acarretando algumas vezes ...
Os nematódeos são vermes cilíndricos, com extremidades afiladas, corpo geralmente revestido por cutícula, sistema digestório completo, sistema circulatório ausente, respiração cutânea e sistema nervoso e excretor presentes. Além disso, são animais triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral.
A fecundação é interna. Os machos depositam seus gametas (espermatozóides) no poro genital das fêmeas, sendo que a saída dos espermatozóides se dá pela cloaca. ... Após a fecundação, o zigoto desenvolve-se dentro de um ovo.
A fecundação acontece dentro do corpo da fêmea (fecundação interna). Depois de fecundado, o zigoto se desenvolve dentro de um ovo com a casca resistente. Muitas espécies eliminam os ovos fecundados para o ambiente, onde as primeiras divisões se processam e o ovo se torna embrionado.
Importância dos nematoides em processos ecológicos do solo. As funções ecológicas dos nematoides no solo incluem a decomposição de matéria orgânica, a mineralização de nutrientes, a degradação de toxinas e a regulação da população de micro-organismos, podendo estimular o desenvolvimento de plantas.
O circulo evolutivo destes nematelmintos ocorre do seguinte modo: no intestino delgado do hospedeiro as fêmeas eliminam os ovos, que vão para o exterior junto com as fezes; de cada ovo origina-se uma primeira forma larval, que é denominada rabditoide: esta, após 3 dias, sofre a primeira muda, transformando-se em um ...
Doenças Causadas por Nematelmintos: Enterobiose ou Oxiuríase: Parasita - Enterobius vermiculares Sintomas - Prurido anal Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação.
São animais triblásticos (possuem os 3 folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), pseudocelomados (cavidade do corpo é delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme), protostômios (quando o blastóporo dá origem à boca) e possuem simetria bilateral.
Os platelmintos possuem sistema nervoso centralizado e ganglionar com dois gânglios nervosos de onde partem dois cordões que se estendem pelo corpo. Desses cordões partem os nervos que atuam no controle de músculos e no recebimento de estímulos.
Podem também ser chamados de nematódeos ou, ainda, de nematóides, e são agrupados dentro do filo dos Nematoda, que surgiu a partir do reino dos platelmintos, no Reino Animal. ... São exemplos de vermes nematelmintos as Lombrigas e os Ancilostomas, causadores, respectivamente, da Ascaridíase e da Ancilostomose.
São arbitrariamente agrupados dentro de três categorias com base nos hábitos alimentares: De vida livre: É o grupo mais numeroso e inclui formas que se alimentam de fungos (micofagas), de bactérias (bacteriofagas), de algas (algívoras), de outros nematoides (nematofagas) ou com hábitos variados (=onívoras);
Figura 2 – Reboleira causada por Meloidogyne sp. Fêmeas: ovais ou esféricas, com 0,5-0,7mm de diâmetro, apresentando um pescoço. Tem coloração característica branca-perolada e brilhante. O estilete é fino e com nódulos.
Os nemátodes parasitas de plantas geralmente sobrevivem como ovos no solo ou tecidos vegetais. A maioria é habitante de solo, alimentando-se nas raízes das plantas, alguns colonizam e se alimentam de partes de plantas acima do solo, incluindo caules e folhas1.