Os trabalhos com reciclagem na educação infantil demonstram, na prática, a relevância da contribuição de cada um na conservação do meio ambiente. Por meio dessas ações, as crianças percebem seu papel como agentes e transformadores do meio e reconhecem os efeitos das suas atitudes no mundo em que vivem.
Gerar resíduos sólidos é o ato de descartar materiais após o uso. Quanto maior o consumo, maior a geração de resíduos. No entanto, precisamos de acesso à moradia, alimentos, remédio e vestimentas. A aquisição de alguns produtos é inevitável.
Define-se como resíduo sólido tudo aquilo que normalmente chamamos de lixo. Portanto, ele é qualquer matéria sólida ou semissólida produzida pelo homem e pela natureza. Geralmente classificado como lixo, é necessário ter em mente que há uma diferença entre resíduos sólidos e rejeito.
A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.
Resíduos químicos sólidos deverão ser colocados para descarte em recipiente de material rígido, como, por exemplo, as caixas para perfurocortante. Essa caixa será devidamente lacrada e etiquetada, sendo identificada como resíduo químico. Ela ficará armazenada em local adequado até que seja feita a retirada.
Os resíduos de cosméticos sólidos e pastosos, como hidratante e maquiagens, podem ser descartados junto ao resíduo comum. Desde que o resíduo seja enviado a aterros sanitários. Uma vez que os aterros sanitários possuem toda a estrutura necessária para evitar a contaminação do solo e das águas.
O descarte correto A destinação correta é a melhor solução para os fios de cabelo que viram lixo. Não descarte em ralos ou privadas, em sistemas que levam ao esgoto e, portanto, aos rios e oceanos, ou simplesmente ao vento.