Segundo Oliveira, Júnior e Silva (2011), o objeto principal da Controladoria é o estudo e a prática das funções de planejamento, controle, registro, e a divulgação dos fenômenos econômicos e financeiros das organizações, dando suporte informacional em todas as etapas do processo de gestão.
7 características pessoais indispensáveis para um profissional de controladoria
O controller, em geral, é o responsável pelo setor de controladoria. A principal função da controladoria é fazer gestão contábil. Este setor é o responsável pelo controle e planejamento financeiro da empresa. Para isso, ele faz análises contábeis do histórico financeiro da empresa e da situação atual.
O controller ou gerente de controladoria é um profissional fundamental na gestão das grandes empresas. A ele recai a responsabilidade de coordenar os processos de gestão econômica, financeira e patrimonial, realizando um estudo tanto do ambiente interno como do externo.
O profissional de controladoria tem a responsabilidade de elaborar o orçamento, incluindo no pacote a coleta, análise, e consolidação dos dados. Além disso, a importância do controller está em monitorar as variações no orçamento e investigar a origem e o motivo dessas variações.
Importante, pois, dispõe aos responsáveis pela gestão, a segurança e a confiabilidade de se tomar uma decisão, mesmo aquelas mais complexas, baseada em informações e análises de qualidade, transformando a gestão, na mais eficiente e eficaz.
Controladoria é o órgão ou departamento oficial de monitoramento de uma empresa, responsável por trazer eficiência à gestão ao exercer controle rígido sobre a corporação. ... Devido aos resultados positivos, a prática permanece até hoje como forma de organizar a gestão e auxiliar os gestores a tomarem decisões precisas.
As ferramentas de gestão de controladoria facilitam e avaliam o desempenho apresentado pelas empresas; ajudam na análise dos resultados, ao disponibilizar informações precisas e meios para se chegar ao sucesso esperado.
Por se tratar de um profissional da contabilidade, o Controller tem facilidade em visualizar os pontos positivos ou negativos da organização, e analisar as demonstrações de relatórios financeiros para assim sugerir alterações para a melhoria de desempenho em determinadas áreas.
A Controladoria tem um papel importante no processo de gestão organizacional ao instrumentalizar o principal componente do processo, interagindo com todas as demais áreas organizacionais para prover a sinergia entre elas no alcance dos resultados.
R: No caso da empresa não empregar as informações da Controladoria, perde o controle dos processos de planejamento da organização, pois o capital humano e o avanço tecnológico (TI), dos sistemas integrados ERP, possibilitam o desempenho das atividades da empresa trazendo benefícios.
De acordo com Tung (1997), a controladoria surgiu para ampliar e disseminar o entendimento do processo de gestão, identificando a razão de ser de uma organização e quais fatores estão contribuindo ou não, para a eficiência e eficácia de suas operações, de forma que se assegure a continuidade do negócio pela geração ...
O papel da Controladoria, portanto, é assessorar as diversas gestões da empresa, fornecendo mensurações das alternativas econômicas e, por meio da visão sistêmica, integrar informações e reportá-las para facilitar o processo decisório.
Qual a diferença entre auditoria e controladoria? ... Enquanto a auditoria verifica a integridade das empresas e sua conformidade com a legislação, com a atividade de detectar pontos fracos e fortes, a controladoria ajuda a evitar que ocorram desvios e a aumentar a transparência nos negócios.
De maneira geral, a controladoria e finanças engloba toda a parte administrativa e financeira da empresa. A controladoria realiza a organização das operações financeiras e contábeis, além do controle e do monitoramento das atividades.
Enquanto o controle interno se subordina ao titular do órgão ou entidade, pois faz parte de suas atividades administrativas normais, a auditoria interna não faz parte (até pode) necessariamente da estrutura ou dessas atividades.
Profissionais de qualquer área podem fazer um MBA (do inglês, Master in Business Administration, ou mestre em administração de negócios), mas o principal objetivo do curso é o desenvolvimento de conhecimentos gerenciais para atuação em empresas.
Chegue ao topo com esses 10 cursos de MBA em Finanças