crossorigin="anonymous">
Segundo Goldfeld (2002), a maior falha do Oralismo é ter um conceito muito simples da língua, utilizando apenas como um conjunto de regras abstratas que tem como única função a comunicação, para a autora: “é pelo processo de internalização de uma língua que se desenvolve o pensamento, a cognição da criança” (GOLDFELD, ...
Oralismo é um método de ensino para surdos, defendido principalmente por Alexander Graham Bell (1874-1922). ... Ele acredita que o surdo só pode aprender, se desenvolver intelectual e linguisticamente, através da língua oral. Surdos que foram educados através deste método de ensino são considerados surdos oralizados.
Isto significa que o objetivo do Oralismo é fazer a reabilitação da criança surda em direção à normalidade. A educação oral requer um esforço total por parte da criança, da família e da escola.
No oralismo era exigido do surdo que eles se superassem e quefalassem, sem utilizar qualquer tipo de sinais. ... No bilingüismo o surdo relaciona-se melhor com a comunidade surda e ouvinte, já que ele podeutilizar da sua língua materna (sinais) e assim compreender a língua majoritária (falada).
Vale salientar que a diferença entre a Comunicação Total e o Bimodalismo é que a Comunicação Total não é uma técnica específica (muitas formas de trabalho podem ser adotadas), mas uma filosofia (um estilo) de trabalho que na concepção original privilegia a criança surda nas suas necessidades e aceita qualquer forma de ...
|ORALISMO |COMUNICAÇÃO TOTAL |BILINGUISMO | |Oralismo sua principal características é a ensino da língua oral. |A Comunicação Total implica em que a criança com surdez congênita |Algumas dos benefícios do bilingüismo, e que os surdos não carecem | |Visa a integração da criança surda na comunidade ouvinte,…
A Comunicação Total defende a utilização de inúmeros recursos linguísticos, tais como, a língua de sinais; linguagem oral; códigos manuais, entre outros. Todos eles são facilitadores de comunicação com as pessoas surdas, privilegiando a comunicação e a interação entre as línguas (orais e sinalizadas).
Logo, o bilinguismo é uma filosofia educacional, na qual, quando é aplicada à Educação de Surdos, há a associação da língua de sinais, a qual deve ser a língua materna do indivíduo surdo e expressada por meio de gestos, com a língua falada oralmente no país, sendo essa a segunda língua do surdo e expressada através da ...
Resposta: Comunicação total.
A comunicação total considera as características da pessoa com surdez utilizando todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos.
Para que os surdos pudesse se comunicar melhor com o mundo, no decorrer dos tempos foram desenvolvidos alguns meios para facilitar a comunicação, por exemplo, os aparelhos auditivos, leitura labial, oralismo, bilingüismo, comunicação total e o método da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
A melhor maneira de comunicar-se com um surdo é por meio da Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Entretanto, existem também outras formas eficientes para isso, por exemplo, por meio da leitura labial.
RESPOSTA ESPERADA: As comunidades surdas exercem um diferencial incomparável para o relacionamento e a convivência social do surdo. As comunidades surdas são espaços de encontro, de lutas e conquistas dos surdos. É na comunidade surda que o surdo se comunica de verdade.
A lei 10.
De acordo com Salles (2005) é através da cultura que uma comunidade se constitui, integra e identifica as pessoas. Ou seja, a existência de uma cultura fortalece a identidade. ... Dentre os elementos principais da cultura surda estão às experiências visuais e as linguísticas que são essenciais para os indivíduos surdos.
Janice: Pode-se definir cultura surda como a própria identidade do surdo representada por meio de uma língua visual, a língua de sinais, em que as percepções do mundo são marcadas pelas experiências visuais.
É por meio da cultura surda que o surdo pode entender melhor o seu mundo e dessa forma se for preciso modificá-lo, e assim, se ajustar, tornar acessível. A cultura favorece a definição da identidade surda.
O sujeito surdo que de acordo com Felipe (2001) são aqueles que participam de comunidades, associações, na sua própria cidade ou entre outras localidades, sendo fatores predominantes dessas comunidades surdas o uso da Língua de Sinais, os esportes e interações sociais.
As artes visuais que são consideradas o artefato onde se localizam as artes plásticas e o teatro surdo. Existem, ainda, os artefatos compostos pela vida social e esportiva e o artefato político, destacando-se pelos líderes surdos e as lutas sociais através de organizações e associações.
Existem três tendências educacionais: a oralista, a comunicação total e a abordagem por meio do bilingüismo. O oralismo é um treinamento oral, o bilingüismo, é um método que privilegia a língua de sinais - LIBRAS, já a comunicação total utiliza todas as formas de comunicação, e é a mais utilizada.