O objetivo da alfabetização é ensinar a ler e escrever e o letramento diz respeito a aquisição da habilidade de fazer uso da leitura e da escrita nos espaços sociais. Os processos de alfabetização e letramento são interdependentes e, quando bem articulados, levam a uma aprendizagem mais significativa.
Assim, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever. A expressão letramento apareceu ao lado da alfabetização por se considerar o domínio mecânico da leitura e da escrita insuficiente na sociedade atual.
O letramento acadêmico é caracterizado por requerer formas diferenciadas para escolarização, que emergem das práticas sociais tecnologicamente mais sofisticadas em comunicades mais escolarizadas.
O letramento acadêmico nos permite fazer usos dos diferentes textos e processos próprios da academia, sem os quais não se faz uma graduação de qualidade nem se e capaz de prosseguir em projetos de pesquisa.
O letramento, por sua vez, designa a capacidade e competência que o sujeito adquire a partir de uma função social da leitura e da escrita. Diz respeito a um contexto mais amplo, além da aprendizagem das letras e símbolos escritos, mas referindo-se a compreensão, Interpretação e uso da língua nas práticas sociais.
Proporcionar através de diversas situações que eles possam compreender a função social da leitura e da escrita contribuirá para que eles se apropriem corretamente da língua. Ser alfabetizado é uma oportunidade de garantir um melhor exercício da cidadania!