Princípio Ativo: captopril
Inibidor da enzima de conversão da angiotensina
Captopril faz parte do grupo de anti-hipertensivos classificados como Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ACE ou ECA). Representam um grande avanço no tratamento da hipertensão.
Captopril é indicado para o tratamento da hipertensão, por reduzir a pressão arterial nesses casos.
Mecanismo de ação A enzima conversora da angiotensina (ECA) é uma peptidil-dipeptidase a qual catalisa a conversão da angiotensina I à substância pressora angiotensina II. Depois da absorção, o enalapril é hidrolisado a enalaprilato o qual inibe a enzima conversora da angiotensina.
Mecanismo de ação. O enalapril, assim como qualquer medicamento da classe dos IECA, age impedindo a formação de um hormônio chamado angiotensina II, que é um dos responsáveis pelo controle da pressão arterial. A angiotensina II estimula a contração dos vasos sanguíneos e uma maior absorção de sódio pelos rins.
O Maleato de Enalapril em geral é bem tolerado. Os efeitos adversos mais frequentes são tontura, dor de cabeça, cansaço e fraqueza....Pele
Maleato de Enalapril, para o que é indicado e para o que serve? Maleato de Enalapril é indicado para o tratamento de todos os graus de hipertensão essencial, tratamento da hipertensão renovascular e todos os graus de insuficiência cardíaca.
A dose inicial recomendada para a hipertensão leve é de 10 mg ao dia. Para outros graus de hipertensão, a dose inicial é de 20 mg ao dia. A dose usual de manutenção é de um comprimido de 20 mg ao dia. A posologia deve ser ajustada de acordo com a necessidade do paciente até o máximo de 40 mg ao dia.
O Propranolol é um betabloqueador (bloqueia receptores Beta) que além de de atuar na redução da pressão arterial (menos que o Enalapril) atua também no controle da frequência cardíaca (reduzindo o número de batimentos por minuto).
Novo estudo mostra que pessoas que tomam anti-hipertensivos à noite tem até 50% menos risco de sofrer insuficiência cardíaca, AVC e ataque cardíaco. A maioria dos pacientes diagnosticados com pressão alta são orientados por seus médicos a tomar a medicação pela manhã.
“Pela via oral, cada medicação pode ter seu tempo de início e de pico variados, porém levam em torno de 40 minutos, em média, para começar a fazer efeito agudo”, afirma a especialista.
O Escitalopram, que é um inibidor seletivo de recaptaçao de serotonina, tem uma meia vida de em torno de 24 horas, o que facilita sua tomada única diária. Geralmente, orienta-se a tomada após o desjejum ou almoço, para evitar incidentes gastrointestinais.
Tem até uma estratégia para se lembrar. “Eu tomo sempre depois das refeições para nunca esquecer”, revela o corretor de imóveis. A maioria dos remédios antidepressivos deve ser tomada de manhã porque isso melhora a capacidade de raciocínio e de vigília, mas o importante mesmo é obedecer sempre a orientação médica.