A sertralina parece ter uma taxa de sucesso no tratamento da depressão até 40% maior que a fluoxetina.
Princípio Ativo: cloridrato de fluoxetina
Não é uma combinação frequente, pois são medicações da mesma classe e o uso concomitante pode acarretar em síndrome serotoninérgica. Converse com o seu psiquiatra caso permaneça com dúvidas.
A cúrcuma, ou açafrão da terra, tem um poder maior que dar sabor aos alimentos. Agora ela vem sendo utilizada, de forma natural, e no tratamento da depressão. Na sua composição, existe uma substância chamada curcumina, similar aos efeitos da fluoxetina, que é uma droga usada para tratar a doença.
Não se espera que a pessoa tenha tremores por parar de tomar fluoxetina, até porque a droga não caus dependência nem síndrome de retirada. Os tremores podem estar sendo causados por ansiedade ou mesmo causas clínicas. Entretanto, é altamente desaconselhável interromper o tratamento.
Quando a interrupção do uso da fluoxetina é feita de forma abrupta, o paciente terá de lidar, por algum tempo, com sintomas desagradáveis, como os abaixo descritos: Tontura. Dor de cabeça. Alterações de sono.
O daforin (fluoxetina) costuma ter efeitos colaterais mais intensos nos primeiros 14 dias depois de iniciado ou aumentado a dose. Pode ocorrer náusea, tremores, ansiedade, falta de apetite, insônia, diarréia, tontura ou dores de cabeça. Após 14 dias, esses efeitos tendem a diminuir ou até mesmo desaparecerem.
A meia vida de eliminação da Fluoxetina, quando usada por curto tempo, é de 1 a 3 dias. Quando usada continuamente esse tempo passa para 4 a 6 dias. A fluoxetina, assim como outros antidepressivos desta classe (ISRS), podem aumentar os sintomas ansiosos inicialmente, para depois de algumas semanas reduzi-los.
A fluoxetina tem uma meia vida de 4 a 6 dias, mas o seu metabolito ativo só é excretado do organismos entre 4 e 16 dias, ou seja, pode levar até 2 semanas para a fluoxetina sair do organismo totalmente. A fluoxetina é metabolizada pelo figado, assim como a grande maioria dos fármacos, e é excretada pela urina.
A fluoxetina deve ser tomada por via oral antes ou após a refeição, sempre no horário orientado pelo médico, de preferência tomada pela manhã ou à tarde para evitar insônia, no entanto se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de ...