oxigênio
Resposta: A atmosfera terrestre é composta principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio. Os gases restantes são muitas vezes referidos como gases traços, entre os quais estão incluídos os gases do efeito estufa, como vapor de água, o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e o ozônio.
Cada camada da atmosfera possui características específicas determinadas pela temperatura em relação à altitude e pela composição do ar. ... Dessa forma, a atmosfera é dividida em troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra e é retida pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superficie por meio da retenção de calor conhecida como efeito estufa, e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
É o estado momentâneo da atmosfera em um determinado local. Para determiná-lo, faz-se a constatação dos fenômenos atmosféricos ou elementos do clima: temperatura, pressão, vento, umidade e precipitações (como chuva, granizo e neve).
Resposta. Tempo atmosférico é o registro diário das condições atmosféricas: temperatura, umidade, pressão, circulação do ar. Durante anos, todos os dias, o registro é feito. Clima é o resultado da observação atmosférica em 30 anos: equatorial, tropical, etc.
Esses dois conceitos têm significados diferentes na meteorologia. O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.
O tempo é um estado momentâneo da atmosfera em um local específico, enquanto o clima é a média de variações do tempo em um longo período. O tempo pode variar em qualquer instante, enquanto o clima são padrões que costumam se repetir.
Os climogramas representam a dinâmica climática de uma dada região ao longo do ano. Trata-se de um importante tipo de gráfico para a compreensão da dinâmica atmosférica. Os climogramas são gráficos utilizados para representar as variações climáticas de uma determinada região ao longo do ano.
Para interpretar um climograma, é preciso levar em consideração que a coluna da direita e a linha que passa pelo gráfico indicam as variações de temperatura. A coluna da esquerda e as barras correspondem, assim, as variações de precipitação (índice de chuvas) medidas em milímetros (mm).
'Climograma' é uma forma de representação gráfica do clima, o qual permite de uma maneira simples e eficaz a verificação da variação climática de determinada região. É útil também para identificar e comparar as variedades climáticas de diversas regiões do globo terrestre.
Como fazer um climograma
O climograma é uma ferramenta clássica de representação do clima que permite uma compreensão mais fácil do perfil climático de determinada região. Através do climograma pode se representar graficamente as variações de temperatura e precipitações durante um determinado período de tempo, geralmente de 1 ano.
A zona climática do clima subtropical, ou seja, a porção regional que é abrangida por esse tipo climático, possui características climáticas comuns. Nessas regiões o verão tem curta duração e as temperaturas são oscilantes entre 21°C e 30°C. No período de inverno a temperatura oscila entre 0°C e 10°C.
As duas informações mais importantes são a temperatura e a umidade, pois mostra a média de temperatura e de chuvas em cada um dos 12 meses do ano. O climograma representa as características mensais de precipitação (chuva, neve e granizo) e de temperatura.
O território brasileiro, em virtude da sua localização e grande extensão, apresenta diferentes tipos de clima. Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.
Resposta: É o São Gabriel da Cachoeira. Porque a temperatura não sai da média.
Climogramas