O ouvido humano
Ouvido médio: nele encontramos pequenos ossos (martelo, bigorna e estribo) que amplificam as vibrações 20 vezes e as transmitem para o ouvido interno.
Perfuração do tímpano: O tímpano é uma membrana muito fina que fica no final do conduto auditivo, serve para fazer a audição e também para proteger a parte de dentro do ouvido contra bactérias.
A cavidade timpânica é uma pequena cavidade cheia de ar com três partes: mesotímpano (área frontal à membrana do tímpano), hipotímpano (parte inferior da membrana timpânica) e epitímpano (porção superior à membrana timpânica). Está no limite entre o meato acústico externo e a orelha média.
A anatomia da orelha inclui três partes básicas: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna.
A orelha interna é composta por uma parte anterior, relacionada com a audição e denominada cóclea ou caracol, e uma parte posterior, relacionada com o equilíbrio, e formada pelo vestíbulo e pelos canais semicirculares.
São um dos principais sintomas de qualquer infecção. Mal-estar: calafrios, suores, tontura, dores musculares e fadiga. Tímpano avermelhado: esse sintoma é mais visível para os médicos, que percebem que o tímpano fica vermelho, inchado e com fluidos. Coceira: a região fica com muita coceira.
A cera do ouvido, também chamada de cerume ou cerúmen, é produzida por glândulas sebáceas que se encontram no canal auditivo da orelha externa. As glândulas sebáceas produzem esse cerúmen com pH ácido com o intuito de proteger os ouvidos de poeira e micro-organismos que podem afetar a audição causando infecções.
Como fazer em casa
Misture partes iguais de vinagre branco e álcool em uma tigela ou um copo. Pingue algumas gotas no ouvido, espere alguns segundos e depois incline a cabeça para o lado oposto a fim de que o líquido saia. O azeite é um dos melhores remédios para remover o excesso de cera, pois amacia e remove com facilidade.
Para desentupir o ouvido que tem cera deve deixar-se a água correr para dentro e fora do ouvido durante o banho e de seguida limpar com a toalha. Porém, não devem ser utilizados cotonetes, pois podem empurrar a cera mais para dentro do ouvido, aumentando o risco de infecções.
3. Fazer irrigação do ouvido
Com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.
Assim, as melhores estratégias para manter o ouvido sempre limpo são:
Excesso de cerúmen e suas consequências Alguns fatores que podem influenciar nisso são canais auditivos muito curtos ou mesmo a produção desregulada da cera em alguns organismos, ocasionada por pelos demais na região, envelhecimento, estresse, entre outros.
Pode parecer desagradável, mas encontrar um fragmento de cera saindo do ouvido é algo completamente normal. Isso não significa que ele está sujo ou entupido, mas sim que a pele está crescendo conforme o esperado, isto é, de dentro para fora.
Cera preta: se o cerume ficou preto e você começou a sentir coceira, é possível que haja uma proliferação de fungos em seus ouvidos. Cera branca: indica que o organismo está com carência de vitaminas e outros elementos, como ferro e cobre.
Você sabe quando está com excesso de cera no ouvido? Sentir dor no local, uma sensação de zumbido ou de som abafado são alguns sinais do problema. Porém, nem sempre a cera, ou cerume, é prejudicial.
Todo mundo tem cera no ouvido. Pode ser desde a cor amarelo clara até marrom escura. A cera ajuda a matar os germes e a proteger a parte inferior do canal auditivo. O canal auditivo pode limpar-se por si mesmo.
Principais sintomas
Voigt e Kim concordam que não há problema em usar cotonetes para limpar a parte externa da orelha, mas eles nunca devem ser colocados dentro do canal auditivo — nem para limpar nem para coçar — porque não existe uma maneira segura de fazer isso.
Quando sentir coceira, recomenda-se evitar qualquer tipo de objeto ou líquido dentro do ouvido. Apenas medidas como a limpeza com uma toalha na parte mais externa do ouvido são seguras. Se a pessoa tiver quadros alérgicos, pode fazer uso de antialérgicos para alívio da crise.
“Ela contém uma série de substâncias bactericidas e fungicidas que impermeabilizam o canal do ouvido externo. Com isso ela tem uma função protetora e evita que tenhamos processos infecciosos”, alerta Lazarini. Além disso, o cotonete empurra a cera e pode causar lesões internas e perdas auditivas irreversíveis.
A coceira no ouvido pode acontecer devido a várias causas que normalmente são fáceis de resolver, como secura do canal auditivo, produção insuficiente de cera ou uso de aparelhos auditivos. No entanto, em casos mais graves, a coceira pode ocorrer devido a psoríase ou infecção, podendo ser mais difíceis de tratar.
A otite externa fúngica, ou otomicose, é a infecção da orelha externa por fungos. O paciente se queixa de dor de ouvido, pior ao manipular o pavilhão auditivo, além de sensação de entupimento e secreção escorrendo na orelha.
Funciona bem para dermatite, mas não poderá ser usado cronicamente. Use até melhorar e suspenda. Pode fazer manutenção com shampoo anticaspa, no ouvido, na hora do banho.
Diprosalic® solução é indicado no tratamento dermatológico (local) da psoríase e da dermatite seborreica (seborreia) do couro cabeludo.
Como usar Diprosalic Aplique duas vezes ao dia, pela manhã e à noite (de 12h em 12h). Em alguns pacientes, o medicamento poderá ser aplicado menos vezes, de acordo com a orientação médica. A duração do tratamento também deve ser determinada pelo seu médico.
Dipropionato de Betametasona + Ácido Salicílico é indicado para o tratamento de dermatoses inflamatórias hiperquerostáticas ou hiperceratóticas responsivas aos corticosteroides, tais como: psoríase, dermatite atópica crônica, neurodermatite, líquen plano, eczema numular, eczema da mão e dermatite eczematosa, disidrose, ...