Dietética é o estudo da relação entre nutrição e saúde. Os nutricionistas se especializam em aplicar seus conhecimentos a questões que vão desde dietas prescritas para pessoas que sofrem de condições médicas específicas até recomendações que são projetadas para melhorar a saúde de comunidades inteiras através de mudanças na dieta. Esse ramo da área médica tem várias aplicações, incluindo tratamento clínico, pesquisa e extensão comunitária.
A dietética também é usada em instalações residenciais, como faculdades e casas de repouso, para garantir que os moradores obtenham a nutrição necessária e em instalações como escolas e lanchonetes, para fornecer uma dieta equilibrada e saudável que promova a saúde entre os clientes. Os nutricionistas também são uma parte importante dos programas públicos de extensão relacionados à nutrição, utilizando suas habilidades para explicar como as pessoas podem comer dietas mais saudáveis e manter a saúde. Os nutricionistas de pesquisa trabalham em laboratórios e ambientes semelhantes para pesquisar nutrição, saúde e questões emergentes que pertencem ao campo.
O Nutricionista deve levar à combinação dos Alimentos disponíveis em Refeições Equilibradas que forneçam os Nutrientes Essenciais à Vida e à manutenção da Saúde, blindando o organismo contra Doenças Crônicas, garantindo-lhe Imunidade, Vitalidade e, Equilíbrios Funcional e Emocional, sem perder de vista a Importância de aspectos, como Prazer em Comer, Convivência Social e Combustível Emocional.
O próximo passo é planejar as refeições, considerando a combinação adequada de alimentos e a distribuição ao longo do dia. Isso envolve decidir sobre os pratos principais, acompanhamentos, lanches e sobremesas, levando em conta os grupos de alimentos e suas proporções adequadas.
Por sua vez, os cardápios devem ser compostos por alimentos nacionais, ou mais acessíveis, dando-se preferência aos da Estação do ano em vigência. Os alimentos devem estar em boas condições de conservação, para evitar muitas aparas e grande desperdício na hora do preparo. É importante escolher receitas práticas, simples e fáceis, que tomem menos tempo e gastem poucos ingredientes.
Além dos cuidados básicos, como lavar bem as mãos e qualquer alimento que se coma cru, há quatro fatores essenciais que devem ser observados durante a manipulação e preparação dos alimentos:
A Técnica Dietética é a disciplina que, baseada em Ciências Exatas: Química, Biologia, Bioquímica, Física e Economia, estuda as operações a que são submetidos os Alimentos, após cuidadosa seleção, bem como as modificações sofridas por esses alimentos, durante os processos de preparo para o consumo.
Assim, o principal objetivo da Técnica Dietética é oferecer aos indivíduos os Requisitos Nutricionais para a manutenção de sua Saúde, levando em consideração os aspectos de Composição Química dos Alimentos e as Transformações Físico-químicas que esses alimentos sofrem para serem assimilados e aproveitados pelo organismo. Tudo isso, sem perder de vista, os Aspectos Criteriosos de Seleção Econômica, o Preparo, a Preservação dos Nutrientes e a Manutenção das Propriedades Nutricionais dos alimentos utilizados.
Esses dados serão utilizados para entrar em contato com você para enviar conteúdos e ofertas. Caso você não deseje mais recebê-los, cada e-mail enviado conterá, no final, um link que poderá ser utilizado para remover seu e-mail da nossa lista de distribuição. Para mais informações, acesse nossa Politica de Privacidade.
A dietética é a área da ciência da nutrição que estuda a origem e o modo como a alimentação atua no organismo humano, criando elementos e conhecimento para o planejamento de dietas para indivíduos.
A técnica dietética valoriza os aspectos sensoriais, como o aroma, a aparência e o sabor dos alimentos. Desse modo, ela visa combinar sabores e texturas de forma agradável, tornando as refeições mais atrativas e prazerosas.
A Técnica Dietética é parte intrínseca da Segurança Alimentar e Nutricional, utilizada pelo Nutricionista como ferramenta exclusiva de gestão profissional em todas as áreas de sua competência. Pelo domínio desta técnica, o Nutricionista interage com sua comunidade assistida, em quatro aspectos fundamentais:
Cada alimento possui características organolépticas próprias que, ao serem consumidos ao natural, têm suas propriedades preservadas, desde que estas sejam inicialmente boas. O sabor dos alimentos pode ser realçado pelo acréscimo de temperos, ervas e especiarias, sendo que para alimentos mais insípidos podem ser utilizados molhos que lhes favoreçam o sabor.
O primeiro passo é entender as necessidades nutricionais da pessoa ou do grupo para quem a refeição será preparada, considerando idade, sexo, nível de atividade física, condições de saúde e objetivos específicos, como ganho de peso, perda de peso ou manutenção da saúde.
Esses dados serão utilizados para entrar em contato com você para enviar conteúdos e ofertas. Caso você não deseje mais recebê-los, cada e-mail enviado conterá, no final, um link que poderá ser utilizado para remover seu e-mail da nossa lista de distribuição. Para mais informações, acesse nossa Politica de Privacidade.
Higiene e segurança alimentar são fundamentais na técnica dietética. Portanto, a ferramenta aborda o armazenamento adequado dos alimentos, evitando contaminações, e o cumprimento de boas práticas de manipulação durante o preparo das refeições.