O Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, revigorando-se por pouco tempo entre 1942 e 1945.
Devido às características elásticas, isolantes (não conduz eletricidade) e com possibilidade de manipulação do material, a borracha é utilizada industrialmente para a confecção de preservativos, luvas de borracha, pneus, borrachas escolares, tênis, sapatos etc.
Os vulcanizados de borracha natural possuem qualidades: boa resistência à tracçãocombinada com uma boa elasticidade,boa resistência ao calor até 80-90°C,boa flexibilidade a baixas temperaturas até cerca de -55°Ce excelentes propriedades dinâmicas.
O grafite é, também, um condutor elétrico, por isso, quando passamos a ponta do lápis num papel o atrito gera uma pequena corrente elétrica capaz de quebrar a atração entre as camadas do grafite e separá-las, depositando-as sobre a superfície do papel.
Durante quase meio século, de 1870 a 1920, a produção de borracha na Amazônia é uma das mais importantes atividades econômicas do país. ... E a aceleração da indústria automotiva, a partir da invenção do motor a combustão e dos pneus de borracha vulcanizada, cria um enorme mercado consumidor dessa matéria-prima.
Resposta: por que foi na Amazônia que foi descoberta a matéria-prima para a borracha. Através do processo de vulcanização a borracha se tornou mais resistente ao calor e ao atrito o que possibilitou seu uso para rodas de carros por exemplo.
Bom não sei se estou certa,mas a importância econômica e social da tinta é dada pelo fato dela disponibilizar pinturas que ao mesmo tempo valem dinheiro, entrando assim no ramo econômico e social.
Com a indução enzimática, acelera-se a biotransformação, acarretando redução em intensidade e duração da resposta farmacológica. A duração do efeito terapêutico pode exceder a meia-vida de fármacos que gera metabólitos ativos.