O chá de gengibre é um ótimo diurético natural que permite aumentar a quantidade de urina eliminada durante o dia, diminuindo a carga de líquidos no sistema circulatório. Além disso, este chá também ajuda a diluir a concentração de sódio no organismo, que é uma das principais causas do inchaço nas pernas e pés.
Dente-de-leão, chá verde ou chapéu-de-couro são algumas plantas medicinais com propriedades diuréticas que podem ser usadas na preparação de chás que aumentam a produção de urina e reduzem a retenção hídrica, diminuindo assim o inchaço do corpo.
PARA INCHAÇOS E CONTUSÕES
8 maneiras saudáveis para eliminar o inchaço
1 – Lavar a área ferida com água corrente e sabão neutro; 2 – Se houver sangramento, pressione a lesão com uma gaze ou pano limpo para estancar o sangramento; 3 – Cubra a lesão com gaze e, se necessário, enfaixe o membro. Isso evita que a lesão fique exposta e seja contaminada por microrganismos.
3- Aplicar camada espessa de um creme cicatrizante (com dexpantenol, por exemplo) ou vaselina sólida e cobrir a ferida com gaze (se houver necessidade) e esparadrapo do tipo micropore. Esses curativos devem ser trocados pelo menos 1 x ao dia. 4- Manter a ferida coberta até a completa cicatrização.
Pomadas cicatrizantes mais conhecidas
5 passos para curar uma ferida mais rápido
· Desinfete bem o local machucado com água e sabão. O ideal é fazer uma espuminha com o próprio sabonete utilizado no banho e lavar várias vezes o ferimento. · Enxágue com um pouco de água oxigenada e, em seguida, passe medicamento. · Se possível, deixe o ferimento descoberto para acelerar o processo de cicatrização.
Se a ferida for superficial, como uma ralada no joelho, por exemplo, nada de sustos: apenas lave bem a região com solução fisiológica ou água corrente limpa e sabão neutro – para retirar tecidos mortos superficiais e corpos estranhos, como resíduos de asfalto, areia etc.