EQST

Qual Importncia Do Regime De Competncia Na Demonstraço Do Resultado Do Exerccio?

Qual importância do regime de competência na demonstração do resultado do exercício?

O regime de competência é usado para montar o Demonstrativo de Resultados de Exercício — DRE. ... Desse modo, o DRE é capaz de analisar e indicar se vale a pena continuar comercializando e produzindo determino tipo de produto ou serviço, além de saber se os custos e despesas são pagos pelo lucro da venda.

Para que serve o regime de caixa?

O Regime de Caixa é o regime contábil no qual as despesas e receitas são contabilizadas apenas quando entram em caixa, e não no momento em que são realizadas as compras ou ofertadas as prestações de serviço. ... Em caso de prestadoras de serviços, o tributo incidirá quando for pago o serviço solicitado.

O que é competência de pagamento?

O termo regime de competência significa que independente da data do pagamento ou recebimento dos valores monetários, de uma receita ou despesa, a mesma será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.

Como funciona o regime de competência?

No Regime de Competência, a empresa oferece à tributação o faturamento do período independente de ter recebido do cliente. No Regime Caixa, a empresa tributa apenas o valor recebido. Exemplo: Se efetuou uma venda em 30, 60 e 90 dias, ela oferecerá à tributação em cada mês o valor recebido.

O que determina ou estabelece o regime de competência?

Regime de competência (do inglês accrual-basis) é o que apropria (ou seja, considera ocorrido o fato gerador) receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.

Como funciona o regime de caixa?

Entenda como funciona. Respondendo diretamente o que é regime de caixa, trata-se de um regime contábil em que as receitas e despesas da empresa só são contabilizadas quando entram ou saem de fato do caixa da empresa e não quando quando são negociadas, compradas ou vendidas.

Quando posso usar o regime de caixa?

Respondendo diretamente o que é regime de caixa, trata-se de um regime contábil em que as receitas e despesas da empresa só são contabilizadas quando entram ou saem de fato do caixa da empresa e não quando quando são negociadas, compradas ou vendidas.

Como funciona o regime de caixa no Simples Nacional?

As Micro e EPPs, enquadradas no regime do SIMPLES NACIONAL, poderão, opcionalmente, utilizar a receita bruta total efetivamente recebida em cada mês “regime de caixa”, em substituição à receita bruta auferida “regime de competência”, exclusivamente para a determinação da base de cálculo mensal do imposto.

O que é regime de caixa na folha de pagamento?

Logo se empresa foi cadastrada com o regime Competência, as folhas de Pagamento e Adiantamento devem ser pagas dentro do mês. ... Logo se empresa foi cadastrada com o regime Caixa, a folha de Adiantamento é paga dentro do mês à qual se refere e a folha de Pagamento é paga até o 5º dia útil do mês seguinte.

Como calcular folha de pagamento em regime de caixa?

Resolução

  1. Base IRRF = 2.

    Qual é a data de vencimento do IRRF?

    70, Inc. I, Alínea. “d” da Lei o vencimento do IRRF-PF sobre salários deve ser pago até “até o último dia útil do 2º (segundo) decêndio do mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores”.

    Porque algumas empresas efetuam o pagamento de salário de seus funcionários no 5º dia útil e outras no dia 30 de cada mês?

    empresas que preferem pagar seus salários no 5º dia útil ao invés de no último dia útil do mês, pois isso aumenta o prazo que a empresa tem para fechar sua folha e assim evitar que lançamentos devidos fiquem fora da folha.

    Quais são as regras estipuladas pela CLT sobre o pagamento dos salários?

    A magistrada citou que o parágrafo 1º do artigo 459 da CLT dispõe que, quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido. Como se vê, existe disposição legal imperativa para que o salário seja pago até o quinto dia útil do mês.

    Qual é a periodicidade de pagamento de salários permitida pela CLT?

    459 , § 1º , da CLT , o empregador deverá realizar o pagamento do salário do empregado até o 5º dia útil do mês seguinte ao trabalhado, senão vejamos: Art. ... A norma legal que fixa limite de periodicidade para o pagamento de salários não pode ser flexibilizada por negociação coletiva, em razão do que dispõe o art.

    Qual a periodicidade do pagamento?

    2 - O pagamento dos salários estipulados por mês deve ser realizado até o 5º dia útil do mês subseqüente ao vencimento. Na contagem do 5º dia útil, deve ser incluído o sábado, que é considerado dia útil, excluindo domingos e feriados, inclusive municipais.

    O que acontece quando a empresa atrasa o pagamento do vale?

    Havendo atraso, a empresa poderá ter que arcar com multa no valor de um salário mínimo regional, elevada ao dobro, no caso de reincidência. Ainda, de acordo com a Súmula 381 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o salário atrasado deverá ser pago com correção monetária.