Em 1430, Donatello iniciou a escultura do “Tabernáculo do Sacramento” para a Basílica de São Pedro, em Roma, obra que terminou em 1433. Por volta de 1440, esculpiu “David”, uma encomenda de Cosme de Médici para decorar os jardins de seu palácio em Florença.
De Donatello São Marcos (1411-1413) é uma estátua de mármore que representa aproximadamente sete pés e nove polegadas de altura e é exibida no museu da Orsanmichele igreja, Florença. Ele originalmente foi exibido em um nicho exterior da igreja, onde uma cópia está agora.
República Florentina
Donatello: Significa "dado", "sociável", "comunicativo". Sendo um nome italiano, ele é o diminutivo de Donato, o qual tem origem no latim atrasado Donatus que significa "dado".
13 de dezembro de 1466
13 de dezembro de 1466
80 anos (1386–1466)
1386
Florença
São Jorge é uma estátua de um santo orgulhoso, divinizado a herói triunfante, é grande símbolo do Renascimento. Conhecido por suas formas proporcionais, beleza bem próxima aos padrões clássicos, força de expressões e dinamismo, a escultura foi feita pelo artista Donatello, grande escultor do século XV.
A escultura renascentista distingue-se da gótica essencialmente por deixar de ter a função de elemento ornamental, valendo por si mesma. ... A arte do Renascimento conseguiu interpretar a natureza e traduzi-la com liberdade e com conhecimento em múltiplas obras mestras.
Surgida no Renascimento, através dos desenhos de Filippo Brunelleschi, a perspectiva era um expediente geométrico que produzia a ilusão da realidade, ao mostrar os objetos no espaço em suas posições e tamanhos corretos; a perspectiva capta os fatos visuais e os estabiliza, transformando o observador naquele para o qual ...
A escultura renascentista refletiu perspectiva, dando ênfase à importância do homem e suas atividades. ... Outro gênero dentro da escultura que também acaba sendo beneficiado pela aplicação dos conhecimentos da perspectiva é o baixo-relevo (escultura sobre o plano).
A escultura do Renascimento italiano compreende o período aproximado entre fins do século XIV e o início do século XVI, quando a escultura italiana expressou uma reação contra os princípios estéticos do Gótico e, assimilando a influência da arte da Antiguidade clássica, do humanismo e do racionalismo, desenvolveu um ...
Resposta. Resposta: A escultura do Renascimento tomou como base e modelo as obras da antiguidade clássica e a sua mitologia, com uma nova visão do pensamento humanista e da função da escultura na arte. ... O mecenato abarcou todos os temas: religiosos, mitológicos, de vida cotidiana, retratos de personagens, etc.
As principais características da arquitetura renascentista são: Retomada dos modelos clássicos. Visão humanista e racionalista. Uso da matemática e da geometria.
As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns:
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.
Renascimento: Os renascentistas se basearam em uma série de regras para definir a qualidade de uma obra, o ideal de ser humano e de beleza. Pense sobre os critérios mais importantes na arte daquela época e hoje.
Os principais temas retratados pelos artistas renascentistas diziam respeito a aspectos artísticos e sociais. As principais características das obras renascentistas são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.
13 principais obras renascentistas para conhecer o período
Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.
Mas o objetivo do artista renascentista não era de copiar a grandeza e excelência da arte Clássica, mas de igualar essas criações. Durante este período os artistas (das Belas-Artes) deixam de ser considerados meros artesãos e passam a ser vistos como homens intelectuais.
Numa releitura não basta apenas ACRESCENTAR elementos em uma obra que já existe e sim SUBSTITUIR elementos dando uma nova interpretação para a obra. Toda interpretação pessoal é única, subjetiva, por isso, numa sala de aula eu poderia ter pelo menos 30 interpretações diferentes de uma mesma obra de arte.
O foco principal de uma releitura é a criação de algo novo que, em sua maioria, mantém um elo com a obra que serviu de inspiração. Para fazer uma releitura, é preciso conhecer um pouco do artista e da obra: a biografia do artista, os artistas do seu tempo, os mestres que admirava e a técnica que ele usava.
72). De acordo com o que define o significado dicionário da palavra releitura, esta se constitui enquanto uma nova interpretação de uma obra de arte, pintura,escultura, peça teatral, literatura feita com estilo próprio, mas sem fugir ao tema original da obra.