Deodoro da Fonseca foi militar, político e o primeiro Presidente do país através da sua participação do golpe de Estado republicano, em 1889. Desta maneira, o Brasil entrou em novo regime político dando início à fase conhecida como “Brasil República”.
A fase constitucional do governo de Deodoro foi resultado da convocação de eleição em junho de 1890 para formação de uma Assembleia Constituinte. Essa eleição aconteceu em setembro, e a Assembleia tomou posse em dezembro de 1890. Era formada integralmente por membros da classe média e elites do país.
O governo de Deodoro da Fonseca marcou a passagem entre o Império e os governos constitucionais, dando início à História política da República. Clique aqui para entender o que foi a proclamação da república. Saiba suas causas, quais eram os grupos insatisfeitos, como ela foi realizada e suas consequências.
As primeiras medidas durante o governo provisório tomadas por Deodoro foram: baniu a família real do país, desinstalou instituições políticas imperiais, separou o Estado da Igreja e incentivou a elaboração da primeira Constituição Republicana do Brasil.
As primeiras medidas do governo provisório foram: o fechamento do Congresso e do Senado, a suspensão da Constituição de 1891 e a destituição dos antigos presidentes de províncias (governadores). Também foram criados o Ministério da Educação e Saúde, bem como o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio.
A renúncia de Deodoro da Fonseca está relacionada algumas medidas adotadas pelo governo, como por exemplo a emissão do papel moeda. A produção do papel gerou uma inflação de altos e baixos, causando consequentemente uma crise financeira e instabilidade no mercado.
Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil e assumiu esse cargo logo depois da Proclamação da República, evento que aconteceu em 15 de novembro de 1889. ... Ele esteve na presidência por dois anos e renunciou-a devido a disputas com o Legislativo.
Suas principais características foram: federalismo; divisão dos poderes em três (executivo, legislativo e judiciário); voto universal masculino (mulheres, analfabetos, mendigos, padres e menores de 21 anos não podiam votar). Assinatura do projeto da Constituição de 1891 durante o governo de Deodoro.
Jânio Quadros alegou a pressão de "forças terríveis" que o obrigavam a renunciar, forças que nunca chegou a identificar. Com sua renúncia abriu-se uma crise, pois os ministros militares vetavam o nome de Goulart. ... O primeiro Primeiro-Ministro do Brasil foi Tancredo Neves.
Jânio buscou afastar-se das tradicionais forças políticas do país. Acredita que assim teria mais liberdade para governar, pois não teria compromissos com partidos políticos. Desta forma, as negociações com o Congresso Nacional ficaram difíceis e, muitas vezes, conflituosas.
16 de fevereiro de 1992
Resposta. Jânio aumentou os preços e congelou os salários dos trabalhadores. Jânio congelou os salários para tentar controlar a inflação e a dívida externa.
4) (Mackenzie) Foram características do breve governo Jânio Quadros em 1961: ... o estilo personalista e polêmico do presidente, além da oposição conservadora à política externa independente de seu governo.
Um grupo de militares quis impedir, em 1961, a posse do vice-presidente João Goulart, que estava em visita à China comunista, na ocasião da renúncia de Jânio. ... Pode-se dizer que o principal fator para a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, foi: a) o discurso de Lionel Brizola, de 20 de agosto.
Resposta. 1-Aumentou a politica externa independente, que visava estabelecer relações com outros paises particularmente os de regime socialista e da Africa. 2-Restabeleceu alianças diplomaticas e comercias com URSS e a china. ... 4-Defendeu a politica de autodeterminação dos povos, condenando a intervenção estrangeira.
16 de fevereiro de 1992
31 de janeiro de 1961 – 25 de agosto de 1961