A febre maculosa brasileira tem cura desde que o tratamento com antibióticos (tetraciclina e clorafenicol) seja introduzido nos primeiros dois ou três dias. Em geral, a partir de sete dias sem tratamento, as lesões causadas pela doença são irreversíveis e dificilmente se consegue evitar o óbito.
Febre maculosa (americana), tifo exantemático, febre do carrapato (Brasil), ou febre da carraça (Portugal), é uma doença incomum causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida pela picada de carrapatos ou fezes de piolhos.
A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. No Brasil duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da Febre Maculosa: Rickettsia rickettsii, que produz a doença grave registrada no norte do estado do Paraná e nos Estados da Região Sudeste.
Causada pela picada de carrapatos-estrela infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii, seu quadro inicial é caracterizado por febre alta, dor de cabeça, no corpo e perto dos olhos, enjoo, vômito, diarreia e falta de apetite. Tudo isso seguido do aparecimento de manchas no corpo.
Sintomas Iniciais Inespecíficos da Doença do Carrapato:
Após infectado, o período de incubação, que é o tempo entre o animal ter sido infectado até a manifestação dos primeiros sintomas, pode variar de 1 a 3 semanas. Os sintomas vão depender muito da reação do organismo de cada animal, podendo apresentar 3 fases: Fase aguda, a subclínica e a crônica.
Como saberei se um carrapato me transmitiu uma doença?
A transmissão ocorre através da picada do carrapato estrela contaminado com a bactéria Rickettsia rickettsii. Ao picar e se alimentar do sangue, o carrapato transmite a bactéria através de sua saliva.
Carrapatos nos cães Utilize algodão embebido em álcool, cânfora ou éter e aperte-o contra o carrapato. Assim como nos humanos, estas substâncias podem entorpecer o carrapato e ele “desmaia”, facilitando a sua retirada.
Como trato uma picada de carrapato?
Usar roupas bem fechadas, de preferência com a calça enfiada para dentro da meia (que deve ser de cano alto), camisa para dentro da calça ajudam a diminuir as picadas durante o dia. A meia por cima da calça pode ser substituída por uma polaina de tecido bem fechado cobrindo a barra da calça e o cano da bota.
Na hora de matar o parasita é recomendado não pisar ou espremer os ovos, pois com essa atitude pode espalhar o carrapato pela casa. A maneira correta é colocá-los em um vidro com álcool. “Muitas pessoas arrancam e não pode fazer isso. Parte do carrapato continua do cão e isso pode provocar alergia.
Inclusive uma dica bastante difundida na rede para matar as pulgas e carrapatos do seu amigo peludo é justamente aplicar o detergente na pele do animal, espalhar bem e deixar agir por uns 10 minutos. Depois é só repetir a operação para se ver livre desses probleminhas.
Talco: Como falei anteriormente, o mesmo talco que você pode utilizar no seu cachorro, você também pode usar para o controle do ambiente. Para isso, basta colocar um pouco do talco dentro do saco do aspirador de pó e aspirar toda a casa, principalmente se for de tábua corrida ou tacos (ficam nas frestas).
Veja algumas dicas para combater pulgas e carrapatos.