A ciência ainda não descobriu o que desencadeia a puberdade. Sabe-se apenas que, um belo dia, o hipotálamo ordena à hipófise o aumento da produção de gonadotropinas. Esses hormônios, liberados principalmente durante o sono, atuam nas gônadas, que desencadeiam, por sua vez, a produção de hormônios sexuais.
É nessa fase de puberdade que os hormônios produzidos pela adeno-hipófise, hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH), estimulam as gônadas masculinas, que são os testículos, promovendo o seu funcionamento e desenvolvimento.
No homem, o principal hormônio sexual é a testosterona, produzida pelas células intersticiais do testículo, também chamadas de células de Leydig. O responsável por estimular a produção desse hormônio é o LH, também chamado no homem de hormônio estimulador das células intersticiais (ICSH).
1. O início da puberdade. Por volta dos 8 anos, o hipotálamo libera um hormônio chamado gonadotrofina (GnRH), que vai até a glândula hipófise. Ali, dispara-se a produção de dois outros hormônios: o luteinizante (LH) e o folículo-estimulante (FSH).
A testosterona é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias, que estimulam o desenvolvimento masculino (incluindo características que não fazem parte do sistema reprodutor, como o crescimento do pelo facial e a mudança na voz).
Na “fase das mudanças”, a freqüência da voz dos meninos e das meninas cai, tornando o som mais grave, ou seja, a voz mais grossa. Nas garotas, porém, como o estrógeno e a progesterona não fazem tanto efeito na laringe, a alteração na freqüência é menor (como dá para conferir no quadro abaixo).
Neste caso, as alterações da voz ficam muito evidentes. Nos homens o laringe permanece em posição muito alta e as pregas vocais ficam tensionadas, rigidas. Geralmente, chegam ao consultório queixando-se de rouquidão, dificuldade para cantar, cansaço e falhas da voz ao falar.
Técnica vocal: Top 10 exercícios
A rouquidão intermitente pode ser um dos sintomas de alteração vocal e pode ter diversas causas: Presença de queimação ou qualquer infecção recente do aparelho respiratório superior. Uso de medicamentos. Cirurgia ou trauma recente no pescoço ou no peito.
A rouquidão ocorre pelo mau funcionamento da laringe ou por problemas nas estruturas próximas a ela. Quando não indica um problema grave, esse sintoma pode ser causado por uma tensão emocional, excesso de esforço com a voz, envelhecimento natural, tabagismo, inflamações ou infecções das vias aéreas.
6 Melhores remédios caseiros para acabar com a rouquidão
Nossas cordas vocais (o termo técnico é “pregas vocais”) são maiores em homens adultos do que nas mulheres adultas e crianças, o que explica a voz grossa deles e fina delas. ... Vale lembrar que a voz é um instrumento: há limites, mas com treino (ou hábito) ela pode ser afinada para soar um pouco mais grossa ou fina.
O pulmão produz um fluxo de ar, que funciona como um combustível para a voz, que é expulso pelo diafragma e passa para as pregas vocais, que vibram e transformam esse ar em pulsos sonoros, formadores da fonte de som da laríngeo. ... Cantores usam a voz humana como um instrumento para criar música.
No Brasil, a voz feminina mais comum é a Soprano, como a da cantora Sandy e de Marisa Monte. A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.