Domingos Jorge Velho (1641-1705) foi um bandeirante brasileiro. Chefiou a tropa que destruiu o Quilombo dos Palmares. Fez parte do grupo de bandeirantes que atendiam às solicitações dos governos das capitanias que se sentiam ameaçadas por índios ou negros. Recebeu a patente de Mestre de Campo.
20 de novembro de 1695
Domingos Jorge Velho
1694
O Quilombo dos Palmares é considerado o maior símbolo de resistência contra a escravidão no Brasil. Os primeiros registros desses agrupamentos foram por volta de 1580 quando os escravos fugiram da capitania de Pernambuco para a região da Serra da Barriga.
O quilombo ou mocambo é o nome que se dá às comunidades formadas majoritariamente por remanescentes de fugitivos da escravidão no Brasil e que remontam ao Período Colonial. ... Hoje essas comunidades são parte fundamental da História do Brasil e representam um de seus maiores símbolos de resistência.
Os quilombos eram importantes no período colonial por representar uma oportunidade de refúgio para os povos escravizados que conseguissem fugir dos seus captores (os senhores de escravos), de modo que, se escapassem, poderiam ter a certeza de que não se encontrariam completamente desamparados economicamente.
No Brasil escravocrata, os quilombos serviram de refúgio para os escravos, contexto que representa além da sobrevivência a luta pela preservação da cultura afro, algo que tem importância até os dias ...
Os quilombos são a materialização da resistência negra à escravização, foram uma das primeiras formas de defesa dos negros, contra não só a escravização, mas também à discriminação racial e ao preconceito. ... A eles se juntaram mestiços marginalizados e também negros que fugiam da escravização.
Os quilombolas constituem relevante minoria, sendo que a inclusão de tais atores sociais afigura-se como essencial para a concretização dos objetivos da República, em especial a construção de uma sociedade sem preconceitos.
É a forma como os anciões transmitem suas histórias para os mais jovens e como mantêm o conhecimento de seus antepassados através da oralidade. ... São líderes que têm a missão ancestral de receber e transmitir os ensinamentos das e nas comunidades.
A citada norma constitucional cria a obrigação ao Estado em construir políticas públicas destinadas ao reconhecimento das comunidades quilombolas, bem como a delimitação, demarcação e titulação de suas terras.
Historicamente os quilombos se organizaram como espaços de resistência e de construção de liberdade e autonomia negra, sendo uma de suas características fundamentais a ocupação e o uso de terras, urbanas e rurais, como forma de viabilizar vida digna para a comunidade, através da reprodução de seus modos de vida e de ...
As comunidades quilombolas, por meio do acesso a políticas e programas, fortaleciam-se porque articulavam a luta pela terra com conquistas nos campos da educação, do trabalho, dos direitos culturais e com a luta contra o racismo. A descontinuidade das políticas públicas afeta diretamente os quilombos.
As comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos de população negra rural ou urbana, descendentes de ex-escravizados, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.