A energia das marés ou energia maremotriz, é uma forma de geração de eletricidade obtida a partir das alterações de nível das marés, através de barragens (que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa) ou através de turbinas submersas (que aproveitam as correntes marítimas).
A maioria das ondas se formam a partir do sopro do vento na superfície do mar. O vento bate na água e causa uma ondulação composta de pequenas ondas entre 1 e 2 cm que são chamadas de ondas capilares. Quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda.
Os dois principais fatores meteorológicos que contribuem para uma maré de tempestade são os ventos de alta velocidade que transportam a água em direção à costa (empilhamento) por um longo trecho (principal forçante) e uma cúpula de água induzida por uma baixa pressão, arrastada e arrastando o centro da tempestade ( ...
Tsunamis são ondas gigantescas que podem ultrapassar os 30 metros de altura.
Em média, elas destroem um barco de médio ou grande porte a cada semana. Por serem imprevisíveis, essas ondas recebem o nome de “aberrantes”. Em geral aparecem de surpresa no meio do oceano. Podem partir o casco de navios e colocar em risco estações petrolíferas.
A brasileira Maya Gabeira estabeleceu o novo recorde mundial para a maior onda já surfada por uma mulher: 22,4 metros (73,5 pés). A marca foi alcançada em 11 de fevereiro de 2020, durante o Nazaré Tow Surfing, campeonato de ondas gigantes disputado na Praia do Norte, em Nazaré (Portugal).
Definitivamente as mais famosas do mundo, a Pipeline e a Backdoor são ondas que se formam na praia Banzai Pipeline, em Pupukea, na ilha de Oahu — Havaí.
Mais conhecida como Laje de Jagua, a onda especial ocorre a 5,3 quilômetros da costa da praia de Jaguaruna, em Santa Catarina. Essa é conhecida como a maior onda de todo o país.
Cansado de 'marolinha'? Conheça as praias com as maiores ondas do mundo
A 80 quilômetros distanta da costa, a profundidade do mar ainda é de 40 metros. ... Isso interfere na força com a qual a água vai atingir a costa: se a profundidade diminuir abruptamente (como é o caso do Havaí), a parede de água vai arrebentar e subir, formando ondas gigantes.
As ondas gigantes ocorrem na Praia do Norte na Nazaré. O melhor local para observar é no sítio da Nazaré junto ao farol (Forte de São Miguel Arcanjo), do lado norte. Também pode descer para a areia na praia para ver outra perspetiva, através de caminho de terra, mas muito cuidado junto ao mar, é perigoso, esta atento.
Europa
Cinco quilômetros a leste de Paia, na ilha de Maui, no Havaí, fica aquela que muitos surfistas apontam como a melhor onda grande do mundo. É a onda de Peahi, que o mundo conhece como Jaws. E este monstro foi descoberto apenas nos anos 80.
O Havaí é o pico mais conhecido do mundo. Devido a toda a tradição do esporte no aquipélago, ele se consagrou como a capital mundial do surf. A praia mais famosa é a de Pipeline.
Praticar o surf não exige apenas que você dome as ondas, mas também que você chegue até elas. Para isso, você vai precisar remar até antes da altura onde quebram as ondas, vai precisar se manter de pé na prancha e nadar depois que estiver na água.
Estados Unidos. Banzai Pipeline, no Havaí. Um país com dimensões continentais e ainda banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, os Estados Unidos possuem uma enorme e bela costa litorânea com diversas praias perfeitas para a prática do surfe.
O surfe ou surf é um esporte feito na superfície (seu nome provém da palavra inglesa “surface”) da água. Basicamente, consiste no deslize pelas ondas do mar através de uma prancha. O surfe é originário da Polinésia, um conjunto de ilhas do Pacífico.
Idade. O surf é uma atividade desportiva que pode ser exercida por qualquer pessoa, independentemente da sua idade, status social e habilitações literárias.