Já no caso das hortaliças, o recomendado é ingerir de 4 a 5 porções por dia. Uma porção equivale a 4 fatias de tomate ou alface à vontade. De origem animal, são alimentos que compõem a formação dos tecidos e órgãos. Recomenda-se ingerir de 1 a 2 porções/dia.
A seguir, confira uma lista com as vitaminas e minerais essenciais:
Na base, encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.
Principais alimentos fonte: carnes, ovos, leite e derivados, feijões, soja, leguminosas. Esse grupo inclui óleos e gorduras (fonte de lipídeos) e açúcares e doces (carboidratos), que devem ser consumidos em menor quantidade.
Aqueles que comem de 5 a 7 porções de legumes por dia tem 36% menos chances de morrer de qualquer causa que seja (1) Resultados melhores em testes cognitivos (de inteligência)...O Ranking Dos 27 Legumes Poderosos
Os alimentos foram identificados pelo seu teor de fibra, potássio, proteínas, cálcio, ácido fólico e vitaminas. O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio.
A maior diferença entre verduras e legumes é a parte comestível da planta. Nas verduras, a parte comestível são as folhas ou flores, enquanto nos legumes a parte comestível são frutos e sementes.
As leguminosas, por exemplo, ao contrário do que o nome nos leva a pensar, não são os legumes, mas sim os grãos produzidos em vagens, como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e amendoim. ... Também são grãos, mas suas cascas são rígidas e possuem sementes quase sempre comestíveis. A Dra.
As verduras são aquelas em que a parte comestível são as folhas, as flores ou as hastes, como é o caso da alface, do repolho ou da couve, por exemplo. Já os legumes são aqueles em que a parte comestível são frutos ou sementes, como acontece com o feijão, a lentilha, o arroz, o pimentão, a laranja e a abobrinha.
As 6 hortaliças mais consumidas no Brasil
As 10 hortaliças mais consumidas no Brasil e como cultivá-las